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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

141

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

CÍRCULOS DE CULTURA NO RIO

GRANDE DO SUL: RETOMANDO OLHARES

SOBRE A PRESENÇA DE PAULO FREIRE

Mariana Parise Brandalise Dalsotto

1

RESUMO:

O presente artigo advém de uma pesquisa de

doutorado que está em desenvolvimento e pretende estu-

dar os círculos de cultura realizados no Rio Grande do Sul.

Este texto expõe uma reflexão teórica que explica os círculos

de cultura à luz do pensamento Freiriano, bem como apre-

senta uma breve busca de fontes que identificam a presen-

ça de Paulo Freire no estado, no período anterior ao golpe

militar, com o objetivo de abordar a história dos círculos de

cultura. Espera-se com este texto apresentar uma pesquisa

que contribua para cultivar a memória de Paulo Freire, um

dos objetivos do eixo temático escolhido.

Palavras-chave:

Círculos de Cultura. Paulo Freire. Rio Gran-

de do Sul.

INTRODUÇÃO

Partindo do pensamento de que “[n]inguém ignora

tudo. Ninguém sabe tudo”, Paulo Freire (1983, p. 39) teve

sua trajetória de vida marcada pela preocupação com o sa-

ber popular, o saber do educando, ignorado pela educação

tradicional que está presente nas escolas desde sua época

de infância. Pensando também que a alfabetização abre ca-

minho para o pensar crítico e para a conscientização, Freire

buscou organizar um programa de alfabetização

2

que, me-

1

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Bolsista

CAPES. E-mail:

mpbrandalise@ucs.br.

2

Programa de alfabetização é a denominação que Paulo Freire utilizou para

abordar o movimento realizado através dos círculos de cultura no livro

A

importância do ato de ler.

Este programa passou a ser chamado, posterior-

mente, por outros autores, de Método Paulo Freire.