XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
CÍRCULOS DE CULTURA NO RIO
GRANDE DO SUL: RETOMANDO OLHARES
SOBRE A PRESENÇA DE PAULO FREIRE
Mariana Parise Brandalise Dalsotto
1
RESUMO:
O presente artigo advém de uma pesquisa de
doutorado que está em desenvolvimento e pretende estu-
dar os círculos de cultura realizados no Rio Grande do Sul.
Este texto expõe uma reflexão teórica que explica os círculos
de cultura à luz do pensamento Freiriano, bem como apre-
senta uma breve busca de fontes que identificam a presen-
ça de Paulo Freire no estado, no período anterior ao golpe
militar, com o objetivo de abordar a história dos círculos de
cultura. Espera-se com este texto apresentar uma pesquisa
que contribua para cultivar a memória de Paulo Freire, um
dos objetivos do eixo temático escolhido.
Palavras-chave:
Círculos de Cultura. Paulo Freire. Rio Gran-
de do Sul.
INTRODUÇÃO
Partindo do pensamento de que “[n]inguém ignora
tudo. Ninguém sabe tudo”, Paulo Freire (1983, p. 39) teve
sua trajetória de vida marcada pela preocupação com o sa-
ber popular, o saber do educando, ignorado pela educação
tradicional que está presente nas escolas desde sua época
de infância. Pensando também que a alfabetização abre ca-
minho para o pensar crítico e para a conscientização, Freire
buscou organizar um programa de alfabetização
2
que, me-
1
Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Bolsista
CAPES. E-mail:
mpbrandalise@ucs.br.2
Programa de alfabetização é a denominação que Paulo Freire utilizou para
abordar o movimento realizado através dos círculos de cultura no livro
A
importância do ato de ler.
Este programa passou a ser chamado, posterior-
mente, por outros autores, de Método Paulo Freire.