XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
MULHERES, AGROECOLOGIA
E EMANCIPAÇÃO: APROXIMAÇÕES
EPISTEMOLÓGICAS FREIRIANAS NA EFASC
Cristina Luisa Bencke Vergutz
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INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar as
aproximações epistemológicas freirianas na articulação mu-
lheres e agroecologia a partir da experiência da Escola Fa-
mília Agrícola de Santa Cruz do Sul – EFASC. Esta problemá-
tica emerge pelo envolvimento desta instituição de ensino
com a educação do campo, na perspectiva de oferta de uma
educação escolarizada para filhos e filhas de agricultores
e agricultoras da região de abrangência da escola, tendo
como embasamento temático teórico e prático o contexto
do campo e todas as relações necessárias para a mantença
da vida dos sujeitos camponeses.
A materialidade desta educação contextualizada com
o território campo e a vida dos sujeitos deste campo ocorre
através da pedagogia da alternância, entendida enquanto
processo educativo que, estruturalmente, alterna espaços e
tempos de ensino e aprendizagem (espaço-tempo-escola e
espaço-tempo-família/comunidade) e que, em virtude disto,
apresenta uma organização pedagógica que busca articular
esse movimento educativo de ir e vir associado aos sujeitos
da relação educativa, ou seja, estudantes – família – escola.
É a pedagogia da alternância da EFASC relacionando educa-
ção e trabalho tendo como essência pedagógica o diálogo
e partilha do poder educativo na perspectiva da horizontali-
dade, construindo possibilidades emancipatórias na relação
do-discente, estando coerente com uma práxis educativa
libertadora freiriana (CÔRREA, 2016, VERGUTZ, 2013).
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Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Doutoranda do Programa de
Pós-Graduação em Educação, Santa Cruz do Sul, RS, Bolsista CAPES.