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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Embasada nessa argumentação Freire (2000, p.36) nos
diz que a realidade, porém, não é inexoravelmente está. Está
sendo esta como poderia ser outra e é para que seja outra
que precisamos os progressistas de lutar.
De acordo com os relatos, na direção da escola, no
momento das desistências os assuntos relacionados às fa-
mílias são os que mais afastam as nossas estudantes ne-
gras, assim como as questões relacionadas a necessidade de
trabalharem. É sim um somatório de coisas que afasta, ela
vislumbrava uma perspectiva e não conseguiu muito triste.
Professora (B).
Conforme FREIRE (2000, p. 31):
“
Se a nossa opção é progressista, se estamos a
favor da vida e não da morte, da equidade e não
da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convi-
vência com o diferente e não de sua da negação,
não temos outro caminho senão viver plenamente
a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a dis-
tância entre o que fizemos e o que fazemos”.
As falas dessas mulheres negras são as suas realidades
e esse reconhecimento, tem que nos fazer assumir a rele-
vância do reconhecimento e valorização destas vivências,
tornando-as não só objetivos da escola, mas de uma ação
social de respeito e valorização do direito a equidade.
Ainda analisando nossa construção a professora (C) ao
se referir a uma das alunas diz: Bhá mas é difícil ter força de
vontade por que vem tudo, tem filho, problema de saúde e
tudo, fica difícil. Parafraseando FREIRE (2000, p. 38) o educa-
dor precisa fazer cada vez mais a leitura de mundo que os
grupos populares fazem do seu contexto imediato e do maior
em que o seu é parte, para não correr o risco de desconside-
rar nas relações políticopedagógicas seus saberes vividos.
Hooks (2013, p. 273) destaca:
A sala de aula, com todas as suas limitações, con-
tinua sendo um ambiente de possibilidades. Nesse
campo de possibilidades temos oportunidade de
trabalhar pela liberdade, de exigir de nós e de nos-