XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
641
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
mundo, Freire (2017, p.5) nos diz “Sou professor a favor da
luta constante contra qualquer forma de discriminação, con-
tra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes
sociais”. E então e os outros? É eles se esforçam para que
estes continuem sendo os outros.
METODOLOGIA
Os instrumentos metodológicos utilizados tiveram
como base a pesquisa qualitativa e, no primeiro momento,
desafiamos os professores a trabalharem com as suas me-
mórias, a partir de imagens recolhidas das fichas de matrícu-
la ou
de alunas egressas, para que partindo dessas
fotos pudessem responder aos seguintes questionamentos:
Quem é esta aluna? Qual o motivo que a afastou da escola?
O que poderias ter feito para resgatá-la? Com o objetivo
de problematizarmos a não permanência das estudantes
negras, propusemos uma atividade utilizando a imagem de
seis alunas que denominamos Cristal, Rubi, Topázio, Dia-
mante, Granito e Turquesa. Conforme Hooks (2013, p.176)
“esse foi o começo de um intenso intercambio crítico sobre
o ensinar, o escrever, as ideias e a vida”.
Escolhemos estes nomes fictícios em função de se tra-
tarem de rochas e estas trazem características muito pecu-
liares com a das mulheres negras, como força, dureza, resis-
tência e infinita riqueza.
Os professores puderam fazer suas reflexões acerca
do solicitado e registrar para que na continuidade retomás-
semos as imagens divulgando o nome das alunas e os mo-
tivos comunicados na direção para seus afastamentos, pois
posteriormente retomaríamos as impressões iniciais acerca
dessas saídas da escola. “Ouvir as vozes e os pensamentos
individuais uns dos outros, e às vezes relacionar estas vozes
com nossas experiências pessoais, nos torna mais conscien-
tes uns dos outros”. (Hooks, 2013, p.247)
Assim apresento os registros dos professores, en-
quanto possibilidade de proporcionar que no coletivo pu-
déssemos obter respostas quanto a pertinência em diminuir