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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

mundo, Freire (2017, p.5) nos diz “Sou professor a favor da

luta constante contra qualquer forma de discriminação, con-

tra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes

sociais”. E então e os outros? É eles se esforçam para que

estes continuem sendo os outros.

METODOLOGIA

Os instrumentos metodológicos utilizados tiveram

como base a pesquisa qualitativa e, no primeiro momento,

desafiamos os professores a trabalharem com as suas me-

mórias, a partir de imagens recolhidas das fichas de matrícu-

la ou

Facebook

de alunas egressas, para que partindo dessas

fotos pudessem responder aos seguintes questionamentos:

Quem é esta aluna? Qual o motivo que a afastou da escola?

O que poderias ter feito para resgatá-la? Com o objetivo

de problematizarmos a não permanência das estudantes

negras, propusemos uma atividade utilizando a imagem de

seis alunas que denominamos Cristal, Rubi, Topázio, Dia-

mante, Granito e Turquesa. Conforme Hooks (2013, p.176)

“esse foi o começo de um intenso intercambio crítico sobre

o ensinar, o escrever, as ideias e a vida”.

Escolhemos estes nomes fictícios em função de se tra-

tarem de rochas e estas trazem características muito pecu-

liares com a das mulheres negras, como força, dureza, resis-

tência e infinita riqueza.

Os professores puderam fazer suas reflexões acerca

do solicitado e registrar para que na continuidade retomás-

semos as imagens divulgando o nome das alunas e os mo-

tivos comunicados na direção para seus afastamentos, pois

posteriormente retomaríamos as impressões iniciais acerca

dessas saídas da escola. “Ouvir as vozes e os pensamentos

individuais uns dos outros, e às vezes relacionar estas vozes

com nossas experiências pessoais, nos torna mais conscien-

tes uns dos outros”. (Hooks, 2013, p.247)

Assim apresento os registros dos professores, en-

quanto possibilidade de proporcionar que no coletivo pu-

déssemos obter respostas quanto a pertinência em diminuir