638
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
como percebem a importância de estratégias pedagógicas
que favoreçam a manutenção das mulheres negras na esco-
la. Dialogamos com Hooks (2013, p.175), quando diz que “se
realmente queremos criar uma atmosfera cultural em que os
preconceitos possam ser questionados e modificados, todos
os atos de cruzar fronteiras devem ser vistos como válidos
e legítimos”.
A situação norteadora da pesquisa está relacionada às
mulheres e negras ocuparem o maior índice de desistência
da escola, no período de 2012 a 2016 justificando a necessi-
dade da análise e estudo na pesquisa, pois dá conta de uma
demanda, já que oportuniza caminhos que nos façam pensar
essas mulheres negras, no contexto do que se faz na escola.
Este texto propõe aproximar as questões que envol-
vem a manutenção das alunas negras da Escola Municipal
de Ensino Fundamental Olavo Bilac, local onde realizamos
a pesquisa qualitativa de intervenção do curso de Mestrado
Profissional em Educação da
UNIPAMPA – Campus Jaguarão. Esta pesquisa foi
construída com o intuito de problematizar no coletivo da
escola as práticas pedagógicas necessárias para que se faça
o enfrentamento quanto à iniquidade das categorias de gê-
nero e raça no contexto vivenciado pelas estudantes negras
desta escola. A realização da intervenção na escola é uma
exigência do programa de mestrado do qual fizemos parte,
já que visa ações em nossos espaços de atuação oportuni-
zando uma construção, de curto prazo, que corrobore com
a instituição de trabalho de origem dos mestrandos.
Realizamos o trabalho com os docentes da Educação
de Jovens e Adultos (EJA) e desta forma, o texto traz os obje-
tivos, a metodologia utilizada na pesquisa, os fundamentos
teóricos que sustentam o estudo, a análise dos dados obti-
dos assim como as considerações finais.
OBJETIVO
Promover problematização acerca das categorias de
gênero e raça na educação de jovens e adultos.