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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

como percebem a importância de estratégias pedagógicas

que favoreçam a manutenção das mulheres negras na esco-

la. Dialogamos com Hooks (2013, p.175), quando diz que “se

realmente queremos criar uma atmosfera cultural em que os

preconceitos possam ser questionados e modificados, todos

os atos de cruzar fronteiras devem ser vistos como válidos

e legítimos”.

A situação norteadora da pesquisa está relacionada às

mulheres e negras ocuparem o maior índice de desistência

da escola, no período de 2012 a 2016 justificando a necessi-

dade da análise e estudo na pesquisa, pois dá conta de uma

demanda, já que oportuniza caminhos que nos façam pensar

essas mulheres negras, no contexto do que se faz na escola.

Este texto propõe aproximar as questões que envol-

vem a manutenção das alunas negras da Escola Municipal

de Ensino Fundamental Olavo Bilac, local onde realizamos

a pesquisa qualitativa de intervenção do curso de Mestrado

Profissional em Educação da

UNIPAMPA – Campus Jaguarão. Esta pesquisa foi

construída com o intuito de problematizar no coletivo da

escola as práticas pedagógicas necessárias para que se faça

o enfrentamento quanto à iniquidade das categorias de gê-

nero e raça no contexto vivenciado pelas estudantes negras

desta escola. A realização da intervenção na escola é uma

exigência do programa de mestrado do qual fizemos parte,

já que visa ações em nossos espaços de atuação oportuni-

zando uma construção, de curto prazo, que corrobore com

a instituição de trabalho de origem dos mestrandos.

Realizamos o trabalho com os docentes da Educação

de Jovens e Adultos (EJA) e desta forma, o texto traz os obje-

tivos, a metodologia utilizada na pesquisa, os fundamentos

teóricos que sustentam o estudo, a análise dos dados obti-

dos assim como as considerações finais.

OBJETIVO

Promover problematização acerca das categorias de

gênero e raça na educação de jovens e adultos.