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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cadores sociais de raça e gênero transcendam as práticas

discriminatórias.

Segundo Hooks (2013, p.174)

A prática do diálogo é um dos meios mais sim-

ples com que nós, como professores, acadêmicos

e pensadores críticos, podemos começar a cruzar

as fronteiras, as barreiras que podem ser ou não

erguidas pela raça, pelo gênero, pela classe social,

pela reputação profissional e por um sem-número

de diferenças.

As ações que ocorreram nos programas e políticas

públicas quanto às questões de gênero e sexualidade vêm

desde 2011 despencando, já que não possuem espaço na

agenda das políticas educacionais, em favor do conservado-

rismo e da pressão política das bancadas religiosas.

Os dados de parte dessa realidade podem ser acessa-

dos no instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-

2010), pois estes nos permitem compreender que os dra-

mas das mulheres negras não são os mesmos das mulheres

brancas, já que a taxa de analfabetismo entre as mulheres

negras e pardas é quase duas vezes maior do que entre as

brancas com um índice de 5,8% de analfabetismo em detri-

mento aos 14% das mulheres negras.

Hooks ( 2013, p.187) se reporta aos professores dizendo:

Muitos querem agir como se a raça não importas-

se, como se estivéssemos aqui pelo puro interesse

mental, como se a história não importasse mesmo

que você tinha sido prejudicado, ou seus pais te-

nham sido imigrantes ou filhos de imigrantes que

trabalharam por quarenta anos e não tem nada.

Estas mulheres negras e estudantes precisam saber

contra o que resistem já que vivemos em um estado de de-

mocracia restrita em que direitos e normas não atingem o

coletivo, porém se ocupam em priorizar a diferença e a ex-

clusão, já que o tão sonhado estado democrático e igualitá-

rio também não é para mulheres negras, mas sim para eles

do poder. Quanto ao ensino ser uma forma de inserção no