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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

concreto reconhecer que as necessidades são diferentes exi-

gindo sim, uma educação transformadora, mais justa e igua-

litária que garanta que estas diferenças não se transformem

em desvantagens frente ao processo de ensinar e aprender.

Acreditamos que a pesquisa pode oportunizar o pen-

samento reflexivo acerca dos sujeitos a partir de seus luga-

res, ou seja, de seus grupos étnicos, do seu gênero, da sua

condição econômica, política e social. Não é no silêncio que

os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-

-reflexão (Freire,1987, p. 44). Pensar os sujeitos em relações

diferentes possibilita reconhecer que suas necessidades são

diferentes e que uma educação equitativa passa pela garan-

tia que estas diferenças não se transformem em desvanta-

gens frente ao aprender.

Assim está pesquisa traz uma dimensão social, capaz

de favorecer na sua proposição, no coletivo da escola, que

se criem instrumentos que oportunizem a permanência das

estudantes negras na EJA. Assim como aprender com estas

mulheres quais suas necessidades e onde se dá o limite en-

tre estar ou romper com a escola.

REFERÊNCIAS

ADICHIE, Chimamanda Ngozi.

Sejamos todos feministas

.

São Paulo. Companhia das Letras, 2014.

DAVIS, Angela.

Mulheres, raça e classe

. Tradução de Heci

Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

FREIRE, Paulo. P

edagogia da autonomia

: saberes neces-

sários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro; São

Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da indignação

: cartas pedagógi-

cas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido

, 17. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 1987.

HOOKS, Bel.

Ensinando a transgredir

: a educação como prá-

tica da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla.

São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.