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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

poderiam ter encaminhado materiais especiais e também

mudado a forma de avaliação e o outro em relação a outra

aluna Rubi, em que mencionou que aulas de apoio nas dis-

ciplinas em que a estudante tinha dificuldade poderiam ter

auxiliado.

A professora (A) falando em relação a uma das alunas

egressas, menciona que é complicado a pessoas ter uma

doença e tu não ter dinheiro para fazer a cirurgia, a mulher

entro em desespero. Eu acho que é a dificuldade da vida da

função de ser pobre. Não é fácil, são realidades da vida. E

acho que é um pouco de persistência também.

Trouxemos, dos estudos de Freire o argumento, frente

à educação progressista que se quer:

O dever, por exemplo, de, em nenhuma circunstân-

cia aceitar ou estimular posturas fatalistas. O dever

de recusar, por isso mesmo, afirmações como: “ É

uma pena que haja tanta gente com fome entre

nós, mas a realidade é assim mesmo”. “ O nosso

testemunho, pelo contrário, se somos progressis-

tas, se sonhamos com uma sociedade menos agres-

siva, menos injusta, menos violenta, mais humana,

deve ser o de quem, dizendo não a qualquer pos-

sibilidade em face dos fatos, defende a capacidade

do ser humano de avaliar, de comparar, de esco-

lher, de decidir e, finalmente, de intervir no mundo”.

(FREIRE, 2000, p. 28)

Dentre as situações que foram relatadas para justificar a

partida das estudantes negras da EJA, observo que ainda são

classificadas como comuns e, portanto, naturais. Nesse senti-

do, os assuntos relacionados à doença ou trabalho foram os

mais citados, seguido de situações que envolvam a família.

RESULTADOS ESPERADOS

Pensar estas mulheres nestas condições nos exige re-

conhecer que estas continuam na sobrecarga, não só pelos

afazeres domésticos, mas também pelo sustento de suas fa-

mílias, o que inviabiliza que muitas vezes tenham a condição

necessária de estar nas salas de aula.