XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
principais dificuldades de ordem de gestão enfrentadas pe-
las agroindústrias, seguido pelo controle empírico de gestão
(19) e a falta de organização de documentos (15).
Apesar dos esforços do poder público, não é especifi-
cado pelo Decreto 49.948 como o mesmo pretende estabe-
lecer a implantação de bases de serviços de apoio no auxílio
à gestão da agroindústria e como será constituído e ocorre-
rá a prestação dos serviços técnicos multidisciplinares. Tam-
bém não é especificado como ocorrerá o acompanhamento
das EMATERs municipais à inclusão das agroindústrias, ao
auxílio à gestão financeira e contábil, à publicidade, à comu-
nicação, à distribuição e à comercialização. Por essa incerte-
za, desconhecimento e insegurança sobre o auxílio externo
que iriam receber, os agricultores familiares acabam man-
tendo as práticas de gestão sob características empíricas nas
quais se estabeleceram.
A esse contexto e pela unidade de processamento ar-
tesanal de alimentos estar baseada no trabalho dos indiví-
duos pertencentes a um mesmo núcleo familiar, tem fomen-
tado novas reflexões de nossa parte para que se possa me-
diar novas práticas imbricadas em processos emancipatórios
a partir dos pressupostos e dos princípios da economia justa
e solidária. Isso pois, como Freire (2000, p. 66) nos diz:
Urge que assumamos o dever de lutar pelos prin-
cípios éticos mais fundamentais como o respeito à
vida dos seres humanos, à vida dos outros animais,
à vida dos pássaros, à vida dos rios e das florestas.
Não creio na amorosidade entre homens e mulhe-
res, entre os seres humanos, se não nos tornarmos
capazes de amar o mundo. A ecologia ganha uma
importância fundamental neste fim de século. Ela
tem de estar presente em qualquer prática edu-
cativa de caráter radical, crítico ou libertador [...]
Desrespeitando os fracos, enganando os incautos,
ofendendo a vida, explorando os outros, discrimi-
nando o índio, o negro, a mulher, não estarei aju-
dando meus filhos a serem sérios, justos e amoro-
sos da vida e dos outros.