XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
653
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
EFASC, AGROECOLOGIA E EMANCIPAÇÃO
A EFASC está territorialmente em uma região consti-
tuída por pequenas propriedades rurais que se organizam
economicamente a partir da cultura do tabaco articulada
através do sistema integrado
5
. Portanto pensar e operacio-
nalizar uma formação humana, social, ética e política neste
contexto no qual os agricultores e as agricultoras compreen-
dem a sua identidade como sendo apenas produtores de
tabaco perdendo a identidade camponesa e cultivando rela-
ções de trabalho vinculadas apenas à produção, sendo “víti-
mas das inovações e das transformações que mexem com o
seu modo de produzir a existência” (BOGO, 2010, p.91), exi-
ge que os envolvidos neste processo
6
estejam conscientes
desta realidade e de seu papel de problematizadores e de
articuladores dentro da intencionalidade política emergente
no contexto do Vale do Rio Pardo.
Para Freire quanto mais nos conscientizamos, ou seja,
passemos da compreensão ingênua e espontânea da reali-
dade para uma compreensão mais crítica, “na qual a realida-
de se oferece como objeto cognoscível e na qual o homem
(
sic
) assume um posicionamento epistemológico” (2016, p.
56), mais revelamos a realidade e transformamos a nós e ao
mundo.
Neste sentido as relações educativas estabelecidas no
processo formativo da Escola Família Agrícola de Santa Cruz
do Sul se constituem pautadas em ações estruturais e peda-
gógicas que permitem perceber as relações entre trabalho
5
Para compreender um pouco da história e da relevância do tabaco na re-
gião do Vale do Rio Pardo, segundo o Anuário Brasileiro do Tabaco (2014,
p. 6) a produção Integrada “é conhecida dos produtores e dos agentes da
cadeia produtiva do tabaco há quase 100 anos. Em 1918, um modelo de
integração entre a indústria e o produtor de tabaco foi implantado pela
primeira vez, na região de Santa Cruz do Sul”.
6
A organização administrativa e pedagógica de uma Escola Família Agríco-
la segue os princípios/pilares que são a Associação Local e a Alternância,
entendidas como meios para chegar às finalidades, que são a Formação
Integral e o Desenvolvimento do Meio (GARCÍA-MARIRRODRIGA E PUIG-
-CALVÓ, 2010), o que define os envolvidos na formação como sendo os
monitores/as, os jovens, as famílias/associação, os colaboradores/parceiros.