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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
e educação inerente na formação dos e das jovens. Uma
ação nesta perspectiva e que se fortalece na relação traba-
lho e educação é a busca e a crença em concepções que
ultrapassem apenas uma ação problematizadora mas que se
apresentam como possibilidades da materialidade de novas
relações sociais neste contexto da dependência da cultura
do tabaco, como a agroecologia que se apresenta como um
princípio educativo na EFASC e que permite, pela ação social
coletiva, uma possível transformação radical das condições
de vida da humanidade.
Compreendemos a agroecologia no sentido de uma
ciência que busca a compreensão das relações sociais ten-
do como ponto de origem as atividades agrícolas sob a
perspectiva ecológica a partir de um enfoque sistêmico,
ou seja, “trata-se de uma nova abordagem que integra os
princípios agronômicos, ecológicos e socioeconômicos à
compreensão e avaliação do efeito das tecnologias sobre
os sistemas agrícolas e a sociedade como um todo” (ALTIE-
RI, 2004, p. 23).
A agroecologia se materializa negando a visão mecâ-
nica de mundo e dos processos naturais. A visão dicotômica
e hierarquizada das relações que está em consonância com
a modo de produção capitalista que através de uma agricul-
tura industrial pautada na acumulação de capital potencia-
lizam a lógica da reprodução do capital pela exploração da
classe trabalhadora e da natureza de forma intensa através
do uso indiscriminado de agrotóxicos, incentivo à monocul-
tura e à transgenia.
É como resistência a esse processo hegemônico do
capital que a agroecologia se manifesta. Portanto, o contra-
ponto na qual se fundamenta está além de apenas restaurar
as relações ecológicas por si só, mas sim em articular a isso
a preservação da diversidade cultural existente nas agricul-
turas locais. É o estudo da etnociência, como define Altieri
(2004, p. 26) que revela os saberes populares a partir das vi-
vências e relações com o ambiente dentro da singularidade
e diversidade de cada local.