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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

e educação inerente na formação dos e das jovens. Uma

ação nesta perspectiva e que se fortalece na relação traba-

lho e educação é a busca e a crença em concepções que

ultrapassem apenas uma ação problematizadora mas que se

apresentam como possibilidades da materialidade de novas

relações sociais neste contexto da dependência da cultura

do tabaco, como a agroecologia que se apresenta como um

princípio educativo na EFASC e que permite, pela ação social

coletiva, uma possível transformação radical das condições

de vida da humanidade.

Compreendemos a agroecologia no sentido de uma

ciência que busca a compreensão das relações sociais ten-

do como ponto de origem as atividades agrícolas sob a

perspectiva ecológica a partir de um enfoque sistêmico,

ou seja, “trata-se de uma nova abordagem que integra os

princípios agronômicos, ecológicos e socioeconômicos à

compreensão e avaliação do efeito das tecnologias sobre

os sistemas agrícolas e a sociedade como um todo” (ALTIE-

RI, 2004, p. 23).

A agroecologia se materializa negando a visão mecâ-

nica de mundo e dos processos naturais. A visão dicotômica

e hierarquizada das relações que está em consonância com

a modo de produção capitalista que através de uma agricul-

tura industrial pautada na acumulação de capital potencia-

lizam a lógica da reprodução do capital pela exploração da

classe trabalhadora e da natureza de forma intensa através

do uso indiscriminado de agrotóxicos, incentivo à monocul-

tura e à transgenia.

É como resistência a esse processo hegemônico do

capital que a agroecologia se manifesta. Portanto, o contra-

ponto na qual se fundamenta está além de apenas restaurar

as relações ecológicas por si só, mas sim em articular a isso

a preservação da diversidade cultural existente nas agricul-

turas locais. É o estudo da etnociência, como define Altieri

(2004, p. 26) que revela os saberes populares a partir das vi-

vências e relações com o ambiente dentro da singularidade

e diversidade de cada local.