XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
659
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
BOGO, Ademar.
Identidade e Luta de Classes
. São Paulo:
Expressão Popular, 2010.
CÔRREA, Aline Mesquita.
Escola Família Agrícola de San-
ta Cruz do Sul: Pedagogia da Alternância e possi-
bilidades emancipatórias
. 2016, 168f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Gradua-
ção em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul
(UNISC), 2016.
COSTA, João Paulo Reis.
Escola Família Agrícola de Santa Cruz
do Sul -EFASC: uma contribuição ao desenvolvimen-
to da região do Vale do Rio Pardo a partir da Pedago-
gia da Alternância.
2012. 225f. Dissertação (Mestrado
em Desenvolvimento Regional) – Programa de PósGra-
duação em Desenvolvimento Regional, Universidade de
Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, 2012.
ETGES, Virgínia Elisabeta.
A região no contexto da globa-
lização: O caso do Vale do Rio Pardo
. IN: VOGT, Ol-
gário Paulo. SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da (orgs).
Vele do Rio Pardo: (re) conhecendo a região. Santa
Cruz do Sul: EDUNISC. 2001, p. 353.
FERREIRA, Aline Guterres.
A formação através da Pedago-
gia da Alternância em agroecologia
: um estudo de
caso da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul,
RS. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado em Extensão Ru-
ral) – Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural,
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa
Maria, 2014.
FREIRE, Paulo.
Extensão ou Comunicação?
6.ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 1982.
______.
Conscientização
. São Paulo: Cortez, 2016.
______.
Pedagogia da Esperança
: um encontro com a peda-
gogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GARCÍA-MARIRRODRIGA, Roberto e PUIG-CALVÓ, Pedro.
Formação em alternância e desenvolvimento local:
o movimento educativo dos Ceffa no mundo
. Belo
Horizonte: O Lutador, 2010.