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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

NUANCES DA PEDAGOGIA DA

INDIGNAÇÃO NUMA NARRATIVA

DESCRITIVA SOBRE A MINERAÇÃO NO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Claudia Rekowsky Bistrichi

1

Gicelda Mara Ferreira da Silva

2

INTRODUÇÃO

O futuro não nos faz. Nós é que

nos fazemos na luta para fazê-lo.

(Paulo Freire, 2000).

Recentemente tivemos conhecimento do rompimento

da barragem de rejeitos da empresa mineradora Samarco,

no município de Mariana, Minas Gerais, afora tantas outras

situações menos divulgadas, tantos ressarcimentos prome-

tidos, tantas indenizações jamais compensatórias de me-

mórias ou recuperação de vidas perdidas. Neste trabalho

discorremos sobre os conflitos socioambientais referentes a

mineração na metade sul do estado do Rio Grande do Sul.

3

1

Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Lincen. Artes Visuais,

claudia guaranikaiowa@gmail.com

2

Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Licenc. Pedagogia, cursa Es-

pecialização em Educação Ambiental,

gicelda_mara@yahoo.com.br

3

A primeira autora, Claudia R. Bistrichi, durante o ano de 2017 foi pesquisa-

dora voluntária do Observatório dos Conflitos Ambientais do Estremo Sul

do Brasil, o qual é coordenado pelo professor doutor Carlos R. S. Machado

e vinculado a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Por meio de sua

participação no projeto a autora se integrou no movimento ‘Não a mine-

ração na Região de Camaquã’ e ‘Não a Mineração em São José do Norte’,

em que fez amizades com artistas locais destas regiões. Artesã e Produtora

Artística na cidade de Rio Grande, acompanha questões ligadas ao ‘Movi-

mento pela Soberania Popular na Mineração’ (MAM).

A segunda autora, Gicelda Mara Ferreira da Silva, no ano de 2017, foi

professora de uma escola da cidade de São José do Norte, a partir de

seu cotidiano docente conheceu o meio rural da cidade, e esteve presente

na audiência pública do dia 22 de setembro quando, inclusive manifestou

fala pública em apoio à comunidade e outro desenvolvimento, como o

Turismo, a Economia Solidária e agricultura orgânica. Pedagoga e Educa-

dora Popular, acompanha questões ligadas à educação, ambiente e demais

pautas dos movimentos sociais. (Descrição nossa).