XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
661
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
NUANCES DA PEDAGOGIA DA
INDIGNAÇÃO NUMA NARRATIVA
DESCRITIVA SOBRE A MINERAÇÃO NO
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Claudia Rekowsky Bistrichi
1
Gicelda Mara Ferreira da Silva
2
INTRODUÇÃO
O futuro não nos faz. Nós é que
nos fazemos na luta para fazê-lo.
(Paulo Freire, 2000).
Recentemente tivemos conhecimento do rompimento
da barragem de rejeitos da empresa mineradora Samarco,
no município de Mariana, Minas Gerais, afora tantas outras
situações menos divulgadas, tantos ressarcimentos prome-
tidos, tantas indenizações jamais compensatórias de me-
mórias ou recuperação de vidas perdidas. Neste trabalho
discorremos sobre os conflitos socioambientais referentes a
mineração na metade sul do estado do Rio Grande do Sul.
3
1
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Lincen. Artes Visuais,
claudia guaranikaiowa@gmail.com2
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Licenc. Pedagogia, cursa Es-
pecialização em Educação Ambiental,
gicelda_mara@yahoo.com.br3
A primeira autora, Claudia R. Bistrichi, durante o ano de 2017 foi pesquisa-
dora voluntária do Observatório dos Conflitos Ambientais do Estremo Sul
do Brasil, o qual é coordenado pelo professor doutor Carlos R. S. Machado
e vinculado a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Por meio de sua
participação no projeto a autora se integrou no movimento ‘Não a mine-
ração na Região de Camaquã’ e ‘Não a Mineração em São José do Norte’,
em que fez amizades com artistas locais destas regiões. Artesã e Produtora
Artística na cidade de Rio Grande, acompanha questões ligadas ao ‘Movi-
mento pela Soberania Popular na Mineração’ (MAM).
A segunda autora, Gicelda Mara Ferreira da Silva, no ano de 2017, foi
professora de uma escola da cidade de São José do Norte, a partir de
seu cotidiano docente conheceu o meio rural da cidade, e esteve presente
na audiência pública do dia 22 de setembro quando, inclusive manifestou
fala pública em apoio à comunidade e outro desenvolvimento, como o
Turismo, a Economia Solidária e agricultura orgânica. Pedagoga e Educa-
dora Popular, acompanha questões ligadas à educação, ambiente e demais
pautas dos movimentos sociais. (Descrição nossa).