Table of Contents Table of Contents
Previous Page  666 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 666 / 2428 Next Page
Page Background

666

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ção do minério também não acontece ao redor do porto,

é em um local distante, e desse local distante os minérios

são deslocado até o Porto de Antofagasta, também desta-

ca o professor, que os minério que atravessam esse porto

são os mesmos que atravessarão o Porto de Rio Grande, o

chumbo e o cobre. Conforme Barcellos, ocorre que depois

que “o Porto de Antofagasta começou a concentrar chum-

bo, fazer o armazenamento e descarregamento de chumbo

(...) começaram a ocorrer vários casos de contaminação em

crianças e adultos por chumbo”

(informação verbal). Outro

caso parecido de carga e descarga acontece no porto de

Calau no Peru, citava o professor.

O chumbo é um metal altamente letal, em contato

com o ser humano e outros animais causa doenças e até a

morte. Como visto na Figura 1, o chumbo será exportado

para fora do país através de navios, qualquer vazamento ou

acidente que houver com esses navios, trará impactos de

muita gravidade. Para ampliar a compreensão:

As operações portuárias (...) geram uma série de im-

pactos ambientais no entorno e nas áreas do porto.

Segundo ESPO (2010), entre as principais priorida-

des para o setor de meio ambiente dos portos euro-

peus, nos últimos quinze anos, estão: qualidade do

ar e poeiras associadas à movimentação de cargas,

operações de dragagem e disposição dos sedimen-

tos dragados, resíduos sólidos gerados nas opera-

ções, desenvolvimento do porto quanto à utilização

da água e do solo, ruídos associados às operações,

efluentes industriais e descargas de efluentes dos

navios. Esses mesmos problemas se aplicam aos

portos brasileiros, apesar da ordem de importância

entre eles não ser a mesma que a apresentada nos

portos da Europa, principalmente nos últimos anos,

uma vez que o setor portuário europeu apresenta

ótimos padrões de controle de poluição, enquanto

que os brasileiros ainda necessitam de mais aten-

ção e investimento. (TAVARES, 2012).

Não bastasse a preocupação com o território e com as

comunidades tradicionais, com as reservas, verdadeiros lo-

cais paradisíacos, ricos em biodiversidade, desta vez a preo-