Table of Contents Table of Contents
Previous Page  669 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 669 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

669

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

postos a resistir.” (WEISSHEIMER, 2017a,

on-line

). Não obs-

tante, no dia 25 de outubro de 2017, dia do aniversário da

cidade, foi um abraço coletivo no local destinado à extração

dos minérios. Houve também a elaboração de um curta-me-

tragem produzido pelo jornal

Sul 21

, intitulado ‘A luta de

pescadores e agricultores contra um projeto de mineração’

(WEISSHEIMER, 2017b, 2017c).

Já nas ruas da cidade foram realizadas duas passeatas

de protesto, uma no dia 22 de julho de 2017, em que fize-

ram-se presentes integrantes da ‘Associação Raízes da Terra

da localidade do Retovado’, da ‘Associação do Tesoureiro’,

do ‘Projeto semente da esperança’, do ‘Grupo de agroeco-

logia Econorte’ e da ‘Cooperativa de agricultores familiares

(COOAFAN)’.

4

E, o outro ato ocorreu no dia 20 de fevereiro

de 2018, que concentrou moradores da localidade do Reti-

ro e demais moradores e moradoras de São José do Norte,

além de pesquisadores e estudantes da Universidade Fede-

ral do Rio Grande (WEISSHEIMER, 2018).

E é neste prisma que encontramos nuances com a obra

‘Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros es-

critos’, publicada pela editora UNESP no ano de 2000. Este

livro foi escrito em formas de cartas e compõem os últimos

escritos de Freire, foi organizado por sua esposa Ana Maria

Araújo Freire. Nesta obra, o autor conclama os educadores e

educadoras à uma educação em prol da transformação social,

equivalente a contestação dos conflitos sociais e ambientais.

A divisão desse livro se dá em duas partes, damos des-

taque aqui para a parte I, mais precisamente para a sua se-

gunda carta, intitulada ‘Do direito e dever de mudar o mun-

do’, posto que a pedagogia da indignação, conteúdo que

provocou a reflexão teórica deste texto, está bem expressiva

nesta parte de sua carta. A seguir apresentamos um breve

fragmento:

4

Sustentamos tal afirmação a partir da visualização do vídeo ‘Passeata do

dia 22-07-17 na integra’, publicado no dia 25 de julho de 2017, pelo ca-

nal ‘Libelo Contracultural’, com licença padrão do

YouTube

. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=6jQgFIaXcXU&t=3s>

Acessado em:

14 abr. 2018.