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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Neste contexto elencamos aqui três conflitos socioam-

bientais na região, começamos falando sobre o projeto de

mineração ‘Caçapava do Sul’, encabeçado pela minerado-

ra Votorantim Metais Holding (com 70% de participação) e

pela Canadense Lamgold Brasil. Este projeto tem como vista

explorar na região de Camaquã o chumbo, o cobre e o zin-

co, ocorre que, o referido empreendimento mostra riscos

ambientais para a região, fato que está chamando atenção

de ambientalistas, gestores municipais, professores, agrô-

nomos, artistas, e entre outras pessoas que estão se mobili-

zando contra a vinda dessas mineradoras.

Já se tem relatos de experiência referentes aos car-

regamentos de grãos de soja: certo percentual da carga se

perde ao longo das estradas, caídos dos caminhões durante

o transporte. E, igualmente, outros procedimentos de em-

barque nos navios propiciam perdas diretamente na lagoa.

Neste sentido, não poderíamos deixar de falar que o cami-

nho do minério de chumbo, da mina à seu destino, é feito

por caminhão e escoa pelo porto de Rio Grande-RS, assim

consecutivamente, nesta redação apontamos seus possíveis

danos ambientais à cidade portuária.

Posteriormente falamos sobre o ‘Projeto Retiro’ enca-

beçado pela empresa ‘Rio Grande Mineração S.A’, que quer

explorar toneladas de metais poluentes, como o titânio e o

zircônio, na cidade de São José do Norte, no estado do Rio

Grande do Sul (RS). Este empreendimento vem sendo con-

testado pelos moradores e gestores municipais da cidade,

entre outras pessoas que compõem o movimento ‘Não à

mineração em São José do Norte’.

Por fim, no último tópico articulamos tais fenômenos

com a obra ‘Pedagogia da indignação: cartas pedagogias e

outros escritos’, as quais foram escritas por Paulo Freire, e

publicadas pela Editora UNESP, no ano de 2000. E, assim, o

objetivo desta redação consistiu em enunciar uma pedago-

gia da indignação em nossa narrativa.

Para a construção deste artigo utilizamos um método

exploratório embasado em consultas de jornais eletrônicos