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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Neste contexto elencamos aqui três conflitos socioam-
bientais na região, começamos falando sobre o projeto de
mineração ‘Caçapava do Sul’, encabeçado pela minerado-
ra Votorantim Metais Holding (com 70% de participação) e
pela Canadense Lamgold Brasil. Este projeto tem como vista
explorar na região de Camaquã o chumbo, o cobre e o zin-
co, ocorre que, o referido empreendimento mostra riscos
ambientais para a região, fato que está chamando atenção
de ambientalistas, gestores municipais, professores, agrô-
nomos, artistas, e entre outras pessoas que estão se mobili-
zando contra a vinda dessas mineradoras.
Já se tem relatos de experiência referentes aos car-
regamentos de grãos de soja: certo percentual da carga se
perde ao longo das estradas, caídos dos caminhões durante
o transporte. E, igualmente, outros procedimentos de em-
barque nos navios propiciam perdas diretamente na lagoa.
Neste sentido, não poderíamos deixar de falar que o cami-
nho do minério de chumbo, da mina à seu destino, é feito
por caminhão e escoa pelo porto de Rio Grande-RS, assim
consecutivamente, nesta redação apontamos seus possíveis
danos ambientais à cidade portuária.
Posteriormente falamos sobre o ‘Projeto Retiro’ enca-
beçado pela empresa ‘Rio Grande Mineração S.A’, que quer
explorar toneladas de metais poluentes, como o titânio e o
zircônio, na cidade de São José do Norte, no estado do Rio
Grande do Sul (RS). Este empreendimento vem sendo con-
testado pelos moradores e gestores municipais da cidade,
entre outras pessoas que compõem o movimento ‘Não à
mineração em São José do Norte’.
Por fim, no último tópico articulamos tais fenômenos
com a obra ‘Pedagogia da indignação: cartas pedagogias e
outros escritos’, as quais foram escritas por Paulo Freire, e
publicadas pela Editora UNESP, no ano de 2000. E, assim, o
objetivo desta redação consistiu em enunciar uma pedago-
gia da indignação em nossa narrativa.
Para a construção deste artigo utilizamos um método
exploratório embasado em consultas de jornais eletrônicos