XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
criminalização da luta e pelo justo financiamento do Estado
(
http://www.mabnacional.org.br/materiais/280211_panfle to_8marco_rs.pdf).
Portanto, retomando a compreensão de que a mate-
rialidade da vida e das relações está articulada com a vi-
são social de mundo que homens e mulheres reproduzem,
é preciso atenção em não apenas simplificar a opção pela
agroecologia como o fim de toda discriminação social, eco-
nômica, política que atinge as mulheres e, assim, por si só
emancipador. Pois estamos imersos numa sociedade cons-
tituída histórica e sociologicamente em bases patriarcais,
na qual os sujeitos estão interccionados pelo tripé gênero/
classe/raça sendo afetados de formas múltiplas por isto
(SAFFIOTI, 2015) e, neste sentido, a agroecologia, enquan-
to opção de vida e novas relações dentro da EFASC precisa
gradativamente problematizar todas as pontas das relações
homem/mulher/mundo através do diálogo comprometido,
problematizador e desafiador da realidade, da “presença
curiosa do sujeito em face do mundo” (FREIRE, 1982, p. 27).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A trama político pedagógico tecida na articulação mu-
lheres e agroecologia a partir da opção de uma práxis edu-
cativa libertadora freiriana na EFASC nos faz compreender o
quanto de resistência permeia o cotidiano de quem escolhe
caminhar pelas trilhas de uma proposta educacional que su-
pera as trincheiras pedagógicas avançando pela problema-
tização em naturalizações sedimentadas no e pelo contexto
sócio-político-econômico alicerçado numa agricultura em-
basada na monocultura do tabaco.
É uma monocultura que reflete e legitima outras mo-
noculturas, como aponta Santos (2002): monucultura do sa-
ber, do tempo, da naturalização das diferenças, da lógica
dominante e da produtividade. E que a partir de um ambien-
te educativo problematizador embasado em uma pedago-
gia humanizadora, operacionalizada na identificação, com-
preensão e valorização da diversidade de saberes existentes