660
EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
LÖWY, Michael.
Ideologias e Ciências Sociais
: elementos
para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 2015.
MOREIRA, Carlos Eduardo. Emancipação. In: STRECK, Danilo R.
REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime José (Orgs).
Dicionário
Paulo Freire
. 2ª Edição. Autêntica 2010. p 145-146.
POZZEBON, Adair.
A inserção socioprofissional dos jovens
egressos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz
do Sul no Vale do Rio Pardo, RS
: uma contribuição
para o desenvolvimento rural. 2015. 183f. Dissertação
(Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Programa de
Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Univer-
sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto
Alegre, 2015.
SAFFIOTI, Heleieth.
A mulher na sociedade de classes:
mito
e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
_______.
Gênero, patriarcado e violência
. São Paulo: Ex-
pressão Popular, 2015.
SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das
ausências e uma sociologia das emergências.
Revista
Crítica de Ciências Sociais
, 63, out 2002: p. 237-280.
SCHNEIDER, Selma.
Educação do Campo e Sustentabilida-
de:
o caso da Escola Família Agrícola em Santa Cruz do
Sul – RS. 2012, 105f. Dissertação (Mestrado em Desen-
volvimento Regional) – Programa de Pós-Graduação
em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa
Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, 2012.
SEVILLA GUZMÁN, Eduardo. Uma estratégia de sustentabi-
lidade a partir da Agroecologia. In:
Agroecologia e
Desenvolvimento Rural Sustentável
, Porto Alegre, v.
2, n. 1, jan./mar.2001.
VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke.
Aprendizagens na Peda-
gogia da Alternância da Escola Família Agrícola de
Santa Cruz do Sul
. 2013. 172 f. Dissertação (Mestra-
do em Educação) - Programa de Pós-Graduação em
Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC),
Santa Cruz do Sul, 2013.