XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1345
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
CARTA DE RESISTÊNCIA AOS
COLEGAS EDUCAD@RES
Karine Piaia
1
Cyntia Castoldi Destri
2
Cátia Regina Kaspary
3
Colegas de luta,
vivemos em tempos obscuros na educação. Projetos
governamentais construídos por um processo de partici-
pação fantasioso que nega a participação da base visando
fortalecer a lógica do controle. De cunho ideologicamente
pautado pelo mercado, o conjunto de propostas educacio-
nais do Governo Temer descaracteriza a pedagogia liberta-
dora pensada por Freire e contemplada legalmente pela lei
de Gestão Democrática.
As escolas estaduais perpassam por situações inúme-
ras de desconforto diante da imposição das mantenedoras
que semanalmente impõe ao coletivo de educadores a parti-
cipação em cursos promovidos pelo SENAI, se não bastasse,
usam da categoria para divulgar resultados forjados quan-
to a aceitação de mudanças na Base Nacional Curricular, já
aprovada. O dia D instituído pelos gestores educacionais do
governo, chegou as escolas balizando a discussão de forma
a legitimar o que já está pronto, negando o direito de per-
tencer, de construir coletivamente uma pedagogia que sirva
como emancipação.
O desmonte da escola pública também está alicerçado
a Reforma do Ensino Médio. A publicidade vincula maté-
ria sobre a aprovação da lei 13.415/17 que teve origem na
MP 746/16 que permite a parceria com o setor privado. Em
1
Karine Piaia. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. UPF;
Agência Financiadora: CAPES). Email:
karinepiaia@hotmail.com2
Cyntia Castoldi Destri. Mestre em Educação pela Universidade de Passo
Fundo. UPF; Docente no Centro de Ensino Superior Riograndense- CE-
SURG. Email:
cyntiacastoldi@cesurg.com.br.3
Cátia Regina Kaspary- Graduada em Educação Física.