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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

acordo com o qual não há que fazer, a realidade é assim

mesma”.

Sendo assim, recuperar a humanidade roubada é pro-

mover a consciência de que as condições impostas pelos

opressores promovem a passividade e com ela a negação

dos direitos. Faz-se necessário o diálogo com perspecti-

vas, a apropriação de teorias e a luta. Tais elementos é que

vão tornando possível a comunicação das consciências

4

e o

questionamento das estruturas.

Palavras-chave:

Educação. Resistência. Gestão Democráti-

ca. Direitos.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Educação como prática da liberdade

. 22 ed.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______.

Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à

prática educativa.

15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

______.

Pedagogia da indignação. Cartas

Pedagógicas e

outros escritos. 6 ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2000b

Dicionário Paulo Freire

/Danilo R. Streck. Euclides Redin,

Jaime José Zitkoski (orgs.). _ 2. Ed., rev. amp. _ Belo

Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

4

Conceito formulado na perspectiva de Paulo Freire.