1348
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
acordo com o qual não há que fazer, a realidade é assim
mesma”.
Sendo assim, recuperar a humanidade roubada é pro-
mover a consciência de que as condições impostas pelos
opressores promovem a passividade e com ela a negação
dos direitos. Faz-se necessário o diálogo com perspecti-
vas, a apropriação de teorias e a luta. Tais elementos é que
vão tornando possível a comunicação das consciências
4
e o
questionamento das estruturas.
Palavras-chave:
Educação. Resistência. Gestão Democráti-
ca. Direitos.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
. 22 ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
______.
Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à
prática educativa.
15 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
______.
Pedagogia da indignação. Cartas
Pedagógicas e
outros escritos. 6 ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2000b
Dicionário Paulo Freire
/Danilo R. Streck. Euclides Redin,
Jaime José Zitkoski (orgs.). _ 2. Ed., rev. amp. _ Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
4
Conceito formulado na perspectiva de Paulo Freire.