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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
venção Social e Prática na Pedagogia da Libertação ocorreu
em novembro de 2017 na cidade de Nova Santa Rita, Esco-
la Municipal Santa Rita de Cássia. Participar pela primeira
vez de um Seminário com o tema ligado às obras de Paulo
Freire e como coautora do artigo Registro e Rigorosidade
Metódica no Pensamento Freiriano: considerações a partir
de produções discentes em outras linguagens, com Ana Lú-
cia Freitas (MPGE-UNISINOS) e Cleiva Lima (IFRS–FURG), re-
presentou experiência edificante para meu desenvolvimen-
to educacional. O foco de nossa apresentação foi a saída
de estudos a cidade de Rio Grande por meio de registro
em vídeo e fotos elaborada para a aula de Gestão no Ensi-
no Básico (MPGE-UNISINOS). O encontro Escola ComVida:
compartilhando saberes, fazeres e alegrias na experiência
de gestão da escola nos conduziu a vivenciar na prática da
escola, observando e dialogando com gestores, o papel do
gestor escolar na educação básica.
Na chegada ao XI Seminário Paulo Freire, cidade de
Santa Rita fomos recepcionadas com um delicioso café, mo-
mento de acolhimento e aproximação. Na solenidade de
abertura, painel Democracia, Escola, Campo e Cidade – Es-
tratégias de Intervenção Social e Política em uma Pedagogia
Libertadora tivemos a oportunidade de ouvir a fala do Mes-
tre Davi Stival que trouxe reflexões sobre a democracia no
sentido da participação plena da população. Enfatizou que
a cidade organizada tenha voz e vez e que as mobilizações
estejam fundamentadas em projetos. Drª Vanessa Gonçalves
Dias também explanou com uma retomada histórica sobre
movimentos sociais, produzindo reflexões sobre os diferentes
movimentos sociais existentes e a maneira de expressão dos
novos movimentos sociais. Durante o debate, seguido após
discurso dos palestrantes, muitos questionamentos foram
destacados: “O grande desafio é nos libertarmos como in-
divíduos para depois dar asas para os outros se libertarem.”,
“falas generalistas”, “resiliência”, “profecia: se não falarmos as
pedras falarão por nós”, “A faculdade deve descer do pedes-
tal”, “As coisas não podem ser impostas, precisam ser dialo-