XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
abordagem crítica e a construção do conhecimento, ao in-
vés disso, propunha a descentralização das decisões e de-
mocratização dos poderes educativos através da atuação
dos conselhos de escola, da assunção de maior autonomia
como prática da liberdade.
Para Freire o problema de gestão democrática na edu-
cação é de ordem política-administrativa e pedagógica. A
força dos projetos de educação no contexto atual retoma
fortemente a educação bancária fornecedora de passividade
e domesticação.
Isso tudo exige de nós agentes educacionais, especial-
mente, “um aprendizado existencial da democracia” e para
isso é fundamental a participação democrática nos proces-
sos de decisão.
Enquanto isso não nos é permitido, nós educadores,
temos o dever de gritar contra esses ataques, dialogando
nos demais espaços de formação e de luta contra hegemô-
nica. Não nos cabe aceitar passivamente esse cenário.
Para Paulo Freire a pedagogia radical e o educador
progressista não podem fazer concessões ao “pragmatismo
neoliberal que reduz a prática educativa ao treinamento”.
Ele apresenta em “Pedagogia da indignação” a possibilidade
de assumir briga permanente em favor da justiça e da ética.
Recusar o discurso que a mudança acontece passiva e es-
pontaneamente, a constatação não deve servir à adaptação
do sistema, mas deverá estar comprometida com a mudan-
ça. [...]as resistências – a orgânica e/ou cultural- são manhas
necessárias à sobrevivência física e cultural do oprimido...
Não é na resignação mas na rebeldia em face as injustiças
que nos afirmamos. (Freire, 2000, p.87). Assim, a resistência
deixa de ser um movimento só de reação de autodefesa e
passa a ser uma ação política ofensiva, contraria a visão de
mundo dominante.
Nos diz Freire 2000b que “reconhecer que o sistema
atual não inclui a todos não basta. É necessário precisamen-
te, por causa deste reconhecimento, lutar contra ele e não
assumir a posição fatalista forjada pelo próprio sistema de