1352
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ção. “É preciso ousar, aprender a ousar, para dizer não a
burocratização da mente a que nos expomos diariamente”.
(
FREIRE, 1997, p.9).
Enfim, o relato e a participação no XI
Seminário Paulo Freire complementaram o trabalho reali-
zado na viagem de estudos a cidade de Rio Grande pela
oportunidade de compartilhar a experiência vivida na par-
ticipação de Rodas de Diálogo com os gestores das escolas
municipais de Rio Grande. Estas experiências me instigaram
a promover uma Roda de Diálogos no meu ambiente de tra-
balho, no Curso Gestão Escolar e Tecnologias que ministro
no Núcleo de Tecnologia Educacional, pensando em como
realizar a Roda de Diálogos neste contexto. Com esta inten-
ção, surgiu a proposta ousada de convidar você, professora
Ana Lúcia Freitas, para mediar a Roda de Diálogo no primei-
ro encontro presencial do Curso de gestores, que ocorreu
no NTE em março deste ano. Proposta pensada a partir da
reflexão sobre a importância de proporcionar aos gestores
escolares momento de pensar sua prática na incorporação
das tecnologias digitais no contexto escolar. Uma Roda de
Diálogo que envolveu rigor, amorosidade, reflexão, com-
partilhamento e tomada de consciência. Os registros desta
Roda de Diálogo se deram de forma hibrida, um primeiro
momento via Diário de Registros, seguido da proposição da
elaboração de uma Carta Pedagógica (VIEIRA, 2010), digita-
lizada e publicada no ambiente virtual do Curso.
Por tudo isso, gostaria de convidar você professora
Ana Lúcia Freitas a compartilharmos esta experiência no XX
Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire para convidar-
mos os participantes do eixo Paulo Freire: políticas públicas
e a gestão educacional a pensar sobre o potencial formativo
do pensamento freireano que se realiza por meio das Rodas
de Diálogo e suas contribuições para a gestão escolar na era
digital, enfim, é a minha sugestão: Um diálogo sobre as po-
líticas públicas de inserção das tecnologias digitais na escola
e o papel do gestor escolar neste contexto.
Palavras-chave:
Rodas de Diálogo. Gestão Escolar. Diário
de Registros. Cartas Pedagógicas.