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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sidenta eleita Dilma Rousseff sofre o impedimento na con-
tinuidade do mandato. Com o cenário de golpe instaurado,
tememos o que, desde lá, estamos a viver: cortes e desmon-
tes nas políticas públicas do Brasil, aqui especialmente tra-
tadas aquelas relacionadas à educação.
Vínhamos, antes disso, em um caminho de lutas,
desde Lula (2003/2010), que representaram outros lados e
novos poderes na gestão do Brasil. Foi um período de ins-
tauração de políticas que finalmente chegaram às escolas
públicas, por exemplo, dos contextos mais distintos e dis-
tantes possíveis. Estivemos nas escolas do interior, enquanto
educadores, quando os primeiros sinais chegaram. Quando
o dinheiro chegou para a escola, possibilitando autonomia a
partir do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); quan-
do o ônibus escolar chegou, trazendo a efetiva oportuni-
dade das crianças chegarem à escola, respeitando-lhes o
direito de chegar e, chegar bem... Muitos outros programas
e políticas públicas poderiam ser citadas, igualmente impor-
tantes e antes quase inexistentes. Importa, todavia, desta-
car os sentimentos que nos geravam enquanto profissionais
da educação. Era um sentimento de força que nos tomava,
semelhante a uma grande união pela e com a educação es-
colar das “gentes do nosso país”. Estava presente a ideia de
que partíamos de lugares diferentes, singulares, mas éramos
iguais nestes pontos de partida e que poderíamos alcançar
destinos comuns-distantes-inovadores garantindo visibi-
lidade e oportunidades à existência de nossas diferenças.
Havia uma crença na educação escolar e, “crer no povo é a
condição prévia, indispensável, à mudança revolucionária”.
(FREIRE, 1987, p. 48).
Hoje, vemos chegar à escola-sociedade com muita
força o discurso: “são tempos difíceis e por assim dizer, ha-
verão ainda mais reduções”. Aliás, cabe registrar nossa in-
dignação com o corte de recursos na educação de 2018,
especialmente daqueles destinados às Universidades e Ins-
titutos Federais. É o sucateamento da educação brasileira
tomando ainda mais força quando o Congresso Nacional