XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1359
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
enlaçar e circular, sob um tom de união-comunhão, a força
dos coletivos.
A educação problematizadora, Freireana, nos coloca o
mundo como algo não acabado: “já não é algo sobre que se
fala com falsas palavras, mas o mediatizador dos sujeitos da
educação, a incidência da ação transformadora dos homens,
de que resulte sua humanização” (FREIRE, 1987, p.75). Então,
é possibilidade viva de enfrentamento desse contexto que
vem nos assolando.
Por fim, em tom problematizador, deixamos a questão
trazida por Paulo Freire (1987, p. 75), para que possamos
seguir a reflexão em ri0tmo de inacabamento e melodia
de lut0a, de harmonia e de resistência: “Nenhuma ‘ordem’
opressora suportaria que os oprimidos todos passassem a
dizer: “Por quê?”
Palavras-chave:
Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido. Re-
sistência. Problematização.
REFERÊNCIAS:
VIEIRA, Adriano. Cartas Pedagógicas In: STRECK, Danilo R; RE-
DIN, Euclides; ZIKOSKI, Jaime José. (orgs) 2 ed.
Dicioná-
rio Paulo Freire
. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. 17 ed. Rio de Janei-
ro: Editora Paz e Terra S/A, 1987.