XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
participação efetiva na escola, o estudante com deficiência
pode desenvolver sua autonomia, reconhecer-se capaz de
tomar decisões sobre seus direitos e, assim, crescer de for-
ma partilhada, produtiva e desafiadora. Isso vai ao encontro
do objetivo deste texto que é elucidar as contribuições e
reflexões de Paulo Freire no que diz respeito à inclusão dos
estudantes com deficiência na escola comum. Ou seja, re-
verenciar os escritos do passado, inter-relacionando-os à
inclusão dos estudantes com deficiência como um compro-
misso assumido e praticado por todos. No arcabouço teóri-
co de Freire, a luta por uma educação para todos é incontes-
tável, basta observarmos a definição de Educação Inclusiva
atribuída por ele (2001, p. 23):
[...] uma educação séria, rigorosa, democrática, em
nada discriminadora nem dos renegados nem dos
favorecidos. Isso, porém, não significa uma prática
neutra, mas desveladora das verdades, desoculta-
dora, iluminadora das tramas sociais e históricas.
Uma prática fundamentalmente justa e ética contra
a exploração dos homens e das mulheres e em fa-
vor de sua vocação de ser mais.
Assim como a educação deve ser para todos, a quali-
dade do ensino deve dar suporte à permanência dos estu-
dantes com deficiência na escola, bem como ofertar Aten-
dimento Educacional Especializado (AEE), elaborando e or-
ganizando recursos pedagógicos e de acessibilidade, além
de orientar professores que atendem a esses estudantes no
ensino comum.
A máxima de que todo cidadão quer fazer parte da
sociedade não é novidade, todavia, para que isso se trans-
forme em realidade, o direito à educação deve ser exigido
mediante participação política. Destarte, a educação como
direito equivale à redução de desigualdades e discrimina-
ções nos mais diferentes contextos socioculturais.
PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Historicamente, a Educação Especial, no Brasil, tem
início no século XIX; período em que alguns brasileiros, ins-