XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1349
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
CARTA PEDAGÓGICA RODAS DE
DIÁLOGO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
DO GESTOR ESCOLAR NA ERA DIGITAL
Eliane Soares da Silva
Professora Ana Lúcia Freitas,
Conhecer você foi muito importante para meu cresci-
mento como gestora educacional. Na participação da dis-
ciplina de Metodologias de Ensino Superior no Mestrado
Profissional em Gestão Educacional da Unisinos, onde tive a
oportunidade de vivenciar momentos reflexivos sobre teo-
rias no campo da educação, tanto no ensino superior como
na educação básica. E mais precisamente no trabalho en-
volvendo a Teoria de Paulo Freire, que me proporcionou re-
tomada de estudos já realizados durante a Licenciatura em
Pedagogia, década de 90, a respeito da contribuição de Pau-
lo Freire para a formação docente. Recordar, reviver e com-
partilhar, foram momentos importantes durante as aulas,
como também pensar em novas formas de registros para o
contexto da educação digital. O uso do Diário de Registros
(FREITAS, MACHADO e SOUZA, 2017), aliado à produção de
vídeos, registros fotográficos e apresentação em prezi, trou-
xeram novas possibilidades para o processo reflexivo duran-
te as aulas e saídas de estudos. Assim, vimos na teoria e na
prática que “Paulo Freire compreende o registro como ins-
trumento de apoio à reflexão sobre prática.” (FREITAS, 2010).
E relendo meu Diário de Registros encontrei escritos sobre
minha participação no XI Seminário Nacional Diálogos com
Paulo Freire, que ainda não tive a oportunidade de compar-
tilhar com você. Assim, nas linhas que seguem, compartilho
estes registros e sua importância para a formação de gesto-
res escolares.
O XI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire –
Democracia, Escola, Campo e Cidade: Estratégias de Inter-