XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1453
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICAS
NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A
PARTIR DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA:
APROXIMAÇÕES COM PAULO FREIRE
Almir Paulo dos Santos
1
Moises Marques Prsybyciem
2
Simone Viscarra
3
O trabalho tem por objetivo investigar a relação entre
a existência de práticas de gestão democrática e o índice do
IDEB em municípios de três estados: Rio Grande do Sul, San-
ta Catarina e Paraná. O espaço geográfico da pesquisa diz
respeito aos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa
Catarina. Essa região é delimitado pela abrangência da Uni-
versidade Federal Fronteira Sul, nos Campi de Realeza/PR, de
Chapecó/SC e de Erechim/RS e suas associações municipais.
A AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai – 32
municípios); a AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste
de Santa Catarina – 21 municípios) e AMSOP (Associação
dos Municípios do Sudoeste do Paraná – 42 municípios). A
discussão das práticas de gestão vai ao encontro dos re-
ferenciais teóricos de Paulo Freire, focalizado na democra-
cia, na construção da autonomia e no diálogo. O objetivo
é analisar, descrever e divulgar experiências de práticas de
gestão democráticas da educação municipal, desencadea-
das a partir das avaliações em larga escala, determinantes
para o sucesso das práticas de ensino-aprendizagem e das
políticas de gestão da educação. A metodologia de cunho
quanti/quali. Evidenciou-se que poucos municípios entre
os analisados, apresentam um índice elevado no IDEB, cuja
1
Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Erechim – Pós-doutorado
(UNISINOS) – MCTI/CNPq n° 2016 –
almir.santos@uffs.edu.br2
Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Erechim – Doutorando (UT-
FPR) – MCTI/CNPq n° 2016 –
moises.prsybyciem@uffs.edu.br.3
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF - MCTI/CNPq n°
2016
simoneviscarra@gmail.com