XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
centive a materialização de um espaço de participação, de
desconcentração do poder e do exercício da cidadania, atra-
vés de mecanismos de participação no âmbito da educação
municipal, como: escolha dos dirigentes escolares, o Con-
selho Escolar, o Conselho de Classe, a Associação de Pais e
Mestres, as relações democráticas de gestão da Secretaria
Municipal de Educação e suas redes de escolas, entre ou-
tros. Para Vieira e Vidal (2015), a gestão democrática é um
princípio orientador da escola pública brasileiras. Para Cury
(2005), o termo gestão vem de “gestio” de “gerere” (trazer
em si, produzir), então não é somente um ato de administrar
um bem fora de si, mas é algo que se traz em si a capacidade
de participação.
Uma educação com enfoque mecanicistas, provinda
de ideologias da modernização com seu protagonismo eco-
nômico, centra-se em objetivos mensuráveis e comparáveis
com enfoque na administração, tem gerado uma política
educacional de resultado. Esse modelo de gestão escolar
absorve práticas gerencialista, propiciando a seus alunos e
aos aparelhos midiáticos que sua escola é eficaz, pois atin-
giu um elevado indicador. Para Lima (2000), os últimos anos
está ocorrendo em praticamente todos os países e sistemas
escolares, o fenômeno de despolitização da organização es-
colar, defendendo a subordinação a ideologias gerencialista
e neo-científica, tradicional, modelo de avaliação inspirados
pela gestão da Qualidade Total.
Esse modelo de gestão tende a tornar-se complexo e
autoritários, distanciando de uma gestão democrática, par-
ticipativa na construção da autonomia. Se faz necessário o
exercício da resistência e construção da escola pública, com-
prometia com os valores de domínio público e um organiza-
ção da democracia e da cidadania, com igualdade e justiça.
São as estruturas administrativa a serviço do poder que cen-
traliza as decisões que “não favorecem procedimentos demo-
cráticos. Um dos papéis da liderança democrática é, precisa-
mente, superar os esquemas autoritários e propiciar tomadas
de decisões de natureza dialógica. (FREIRE, 2000, p. 45).