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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

análise das leis de SME e dos PME nem sempre expressam a

realidade do município.

O trabalho a ser apresentado é parte integrante do

projeto de pesquisa

“Indicadores de Práticas de Gestão De-

mocrática no Âmbito da Educação Básica, a partir das Avalia-

ções em Larga Escala”

(MCTI/CNPq n° 2016), em andamento

e tem por propósito investigar a relação entre a existência

de práticas de gestão democrática e o índice do IDEB em

municípios de três estado brasileiros: Rio Grande do Sul,

Santa Catarina e Paraná.

A Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), criada em

2009, é uma instituição multicampi com sede em Chapecó/

SC, com campi nessa cidade, em Cerro Largo/RS, em Laran-

jeira do Sul/PR, Erechim/RS e em Realeza/PR. Caracteriza-se

como universidade democrática, autônoma, que respeita

a pluralidade de pensamento e a diversidade cultural, com

a garantia de espaços de participação dos diferentes su-

jeitos sociais. Vários outros municípios nesse perímetro de

abrangência da UFFS já fizeram atos públicos em prol da

implantação de mais campi locais, explicitando que é uma

região historicamente desassistida pelo poder público, ten-

do necessidades urgentes de qualificação profissional para

melhor inclusão social de suas populações, respeitando as

características locais de cada município.

O objetivo é analisar, descrever e divulgar experiên-

cias de práticas de gestão democrática da educação munici-

pal, desenvadeadas a partir das avaliações em larga escala,

que se tornam determinantes para o sucesso das prática de

ensino-aprendizagem e das políticas de gestão. Buscamos

uma aproximação com Paulo Freire no sentido das práticas

de gestão democrática, retirando a visão tecnicista da ges-

tão, focalizada somente na administração e esquecendo o

pedagógico, num sentido de treinamento instrumental do

educando, onde a avaliação em larga escala, assume um ho-

rizonte competitivo para o melhor índice.

A gestão democrática pode ser compreendida como

mecanismos de gerenciamento da educação pública que in-