1454
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
análise das leis de SME e dos PME nem sempre expressam a
realidade do município.
O trabalho a ser apresentado é parte integrante do
projeto de pesquisa
“Indicadores de Práticas de Gestão De-
mocrática no Âmbito da Educação Básica, a partir das Avalia-
ções em Larga Escala”
(MCTI/CNPq n° 2016), em andamento
e tem por propósito investigar a relação entre a existência
de práticas de gestão democrática e o índice do IDEB em
municípios de três estado brasileiros: Rio Grande do Sul,
Santa Catarina e Paraná.
A Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), criada em
2009, é uma instituição multicampi com sede em Chapecó/
SC, com campi nessa cidade, em Cerro Largo/RS, em Laran-
jeira do Sul/PR, Erechim/RS e em Realeza/PR. Caracteriza-se
como universidade democrática, autônoma, que respeita
a pluralidade de pensamento e a diversidade cultural, com
a garantia de espaços de participação dos diferentes su-
jeitos sociais. Vários outros municípios nesse perímetro de
abrangência da UFFS já fizeram atos públicos em prol da
implantação de mais campi locais, explicitando que é uma
região historicamente desassistida pelo poder público, ten-
do necessidades urgentes de qualificação profissional para
melhor inclusão social de suas populações, respeitando as
características locais de cada município.
O objetivo é analisar, descrever e divulgar experiên-
cias de práticas de gestão democrática da educação munici-
pal, desenvadeadas a partir das avaliações em larga escala,
que se tornam determinantes para o sucesso das prática de
ensino-aprendizagem e das políticas de gestão. Buscamos
uma aproximação com Paulo Freire no sentido das práticas
de gestão democrática, retirando a visão tecnicista da ges-
tão, focalizada somente na administração e esquecendo o
pedagógico, num sentido de treinamento instrumental do
educando, onde a avaliação em larga escala, assume um ho-
rizonte competitivo para o melhor índice.
A gestão democrática pode ser compreendida como
mecanismos de gerenciamento da educação pública que in-