XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1449
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
EM EDUCAÇÃO SOCIAL NO SUAS
Marta de Borba
Paulo Orlando Oliveira Pinheiro
1
Palavras-chave:
reflexão, participação, educação social,
direitos.
A presente carta tem como intencionalidade trazer
à baila algumas estratégias de qualificação dos processos
de trabalho das educadoras e educadores sociais e demais
profissionais do Sistema Único de Assistência Social nos Ser-
viços da Política de Assistência Social no Município de Novo
Hamburgo-RS. Tendo por princípio a reflexão das práticas
e as adequações necessárias com as orientações técnicas
dos Serviços executados de forma direta, na Proteção Social
Básica – e na Proteção Social Especial de Média Complexi-
dade a partir da constituição do Departamento de Pedago-
gia<>Educação Social.
O convite feito a uma pedagoga e um pedagogo
pelo Secretário de Desenvolvimento Social, nos trouxe um
desafio de constituição de uma proposta de trabalho para
o Departamento de Pedagogia<>Educação Social, a partir
de março de 2018, objetivando a reflexão sobre o fazer
cotidiano de diferentes equipes de trabalho, tendo como
pano de fundo a realidade do território e dos Serviços, o
tempo para pensar o fazer refletindo a prática, como pro-
cesso necessário a qualificação do trabalho no Sistema
Único de Assistência Social – SUAS, em Novo Hamburgo,
propiciando atenção pedagógica com o fazer das educa-
doras e educadores sociais no SUAS, sobretudo com os
profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento
de Vínculos – SCFV e do Serviço Especializado para Pessoas
1
Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo – Secretaria de Desenvolvimento
Social. Pedagogia- Educação Social. E-mail:
educacaosocialnh@gmail.com