XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
professores com caráter demasiadamente teórico, visto que
o inciso enfatiza a prática. Conforme o pedagogo:
Como professor num curso de formação docente,
não posso esgotar minha prática discursando so-
bre a Teoria da não extensão do conhecimento.
Não posso apenas falar bonito sobre as razões
ontológicas, epistemológicas e políticas da Teoria.
O meu discurso sobre a Teoria deve ser o exem-
plo concreto, prático, da teoria. Sua encarnação. Ao
falar da construção do conhecimento, criticando a
sua extensão, já devo estar envolvido nela, e nela,
a construção estar envolvendo os alunos. (FREIRE,
2015, p. 47).
Porém, importante também notar que Paulo Freire
não ignora o significado e o valor da Teoria, mas dita que
para essa não vale de nada sem o teor prático, pois é a prá-
tica que “legitimiza” a Teoria (Como Freire (2015, p. 48) con-
tinua a citação anterior: “Fora disso, me emaranho na rede
das contradições em que meu testemunho, inautêntico, per-
de eficácia”) da mesma forma que a prática é insignificante
sem Teoria, pois acaba tornando-se uma atuação docente
sem criticidade. Já sobre o inciso sexto do mesmo decreto,
que consta “VI - contribuir para a articulação entre teoria
e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a
qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.”
(BRASIL, 2010), percebe-se que trata de uma outra questão
freiriana, no que diz sobre a relação entre prática e teoria. O
pedagogo acredita na próxima associação entre esses dois
termos, intitulando-a de práxis, que define como “a estrei-
ta relação que se estabelece entre um modo de interpretar
a realidade e a vida e a consequente prática que decorre
desta compreensão levando a uma ação transformadora”
(ROSSATO, p. 325, 2010). A orientação do sentido da práxis
é repetitivo (como um ciclo), principalmente se considerado
que a prática docente deve ocorrer de forma que é acom-
panhada da teoria (ou seja, criticamente) para agir no mun-
do, de forma que resulte numa outra necessidade de teoria
que aborde as mudanças ocorridas. Como último item a ser