XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS
DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) A PARTIR
DE QUESTÕES E INFLUÊNCIAS FREIRIANAS
Gabriel Nunes Ramos
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A prática docente sempre foi tema de longas discus-
sões no campo da educação. Inúmeros projetos, iniciativas,
movimentos e reformulações já foram testados – porém,
o que parece, é que ou eram ideológicos demais, ou não
cabiam nas necessidades da escola brasileira. Dentre esses
movimentos na área da educação, poucos seguiram ideias
propostas por pensadores brasileiros. É inegável que ain-
da estamos estreitamente entrelaçados por influências co-
loniais que, consequentemente, manifestam-se em nossas
políticas nacionais, seja na réplica de modelos estrangeiros
ou na apropriação de pensamentos coloniais. Para enten-
der melhor: “vivemos em sociedades nas quais não se pode
entender a opressão ou a dominação, a desigualdade, sem
a ideia de que continuamos sendo, em muitos aspectos, so-
ciedades coloniais” (SANTOS, 2007, p. 59). Dessa forma, bus-
ca-se identificar pressupostos criados por Paulo Freire para
legitimizar (ou não) um movimento específico e recente: O
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID). É nessa perspectiva que esta pesquisa almeja com-
preender os objetivos teóricos do
PIBID, tendo como hipó-
tese que foi criado para desenvolver a capacidade prática
dos alunos de licenciatura. A justificativa para trabalhar esse
programa em questão se dá pela experiência prévia que o
pesquisador teve ao atuar, por um ano, como bolsista, além
de se tratar de um projeto recente. Assim, o estudo tem
como objetivo verificar a (i)legitimidade do programa a par-
tir de três objetivos do decreto, que definem as finalidades
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Graduando de Letras Português-Inglês na Universidade do Vale do Rio dos Si-
nos – UNISINOS, bolsista FAPERGS no PPG em Educação,
ramosgabrielnunes@ gmail.com