1444
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
e algumas regulamentações sobre o PIBID. Após a seleção
dos itens a serem analisados, será feita uma interpretação
partindo de conceitos e teorias freirianas para (in)validar o
programa. Ainda, pesquisa irá contar com a bibliografia de
Paulo Freire quanto ao que se trata da prática/experiência
docente, visto que será usada para (i)legitimizar o PIBID. A
identificação e a compreensão dos objetivos do programa
serão feitas através de um decreto em específico (de res-
ponsabilidade do Estado), visto que é considerado a fonte
originária. Assim, o caráter desse trabalho será de pesquisa
qualitativa e analítica. Quanto à produção de Paulo Freire,
serão utilizadas duas obras principais para análise, sendo
uma de autoria do próprio e outra uma compilação de con-
ceitos. Os livros em questão são:
Pedagogia da Autonomia
e
Dicionário Paulo Freire.
Como já citado, a interpretação dos
objetivos do PIBID se dará por um decreto em específico.
Assim, de acordo com o documento em questão, identifica-
do como Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010, é deter-
minado que é objetivo do PIBID:
IV - inserir os licenciandos no cotidiano de escolas
da rede pública de educação, proporcionando-lhes
oportunidades de criação e participação em ex-
periências metodológicas, tecnológicas e práticas
docentes de caráter inovador e interdisciplinar que
busquem a superação de problemas identificados
no processo de ensino-aprendizagem;
Dessa forma, esse inciso quarto trata de uma ques-
tão relevante: possibilitar aos alunos de licenciatura práti-
cas docentes que quebrem com paradigmas tradicionais, ao
mesmo tempo que ele é introduzido ao contexto escolar.
Percebe-se, assim, certa aproximação com os saberes frei-
rianos, visto que há a necessidade de produzir um novo co-
nhecimento (o que não procura estabelecer uma distância
da prática, no pensar de Freire (2015, p. 30)), pois no próprio
ato de produção, o novo conhecimento supera o velho – e
esse será superado amanhã por outro. Esse item também
vai ao encontro das críticas de Freire quanto à formação de