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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

inserido. Para Freire (1967) é importante que o sujeito com-

preenda as raízes dos problemas sociais e suas contradições

de forma crítica, para poder interferir na sociedade com os

demais sujeitos enriquecendo-a com transformações.

Ao tentar relacionar as ideias freirianas com a propos-

ta pedagógica do Ensino Médio Politécnico, me interessei

pelo desenvolvimento de um projeto de pesquisa que está

em andamento em uma escola estadual de Ensino Médio

do município Caxias do Sul, região de abrangência da 4ª

CRE, e tem como foco a investigação da concepção e do

processo de avaliação na área de Matemática, presente nos

documentos oficiais e nas práticas avaliativas, vinculadas ao

Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, no estabele-

cimento de ensino investigado, no período de 2012 a 2016.

A escolha da instituição e do período estudado estão pau-

tados na minha inserção profissional na escola investigada e

a escolha pelo período de 2012 a 2016 está relacionada ao

tempo em que a proposta original do Ensino Médio Politéc-

nico permaneceu sem alterações.

A escolha metodológica pelo estudo de caso, como

cita o título da presente carta, se justifica ao considerar-se

importante a análise da realidade da escola estadual de En-

sino Médio investigada de forma aprofundada, permitindo

à investigadora, nesse caso implicada no processo, a inter-

pretação do contexto no qual a pesquisa está inserida. Se-

gundo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), os estudos de caso também

proporcionam a análise de pontos divergentes que surgem

num determinado contexto investigado e para Yin (2010), o

método estudo de caso possibilita a investigação do contex-

to na vida real em que ele acontece, podendo ser ilustrados

certos tópicos, abarcando de modo descritivo e qualitativo

o cotidiano.

Pretende-se no decorrer da pesquisa utilizar-se de al-

gumas técnicas de construção de dados como, por exemplo,

um grupo focal com professores de matemática e uma en-

trevista com a gestão escolar. Será utilizada a análise textual

discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) e através da leitura e