XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1437
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
E A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM
ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA
NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL
Simone Beatriz Rech Pereira
1
Andréia Morés
2
Prezadxs leitorxs,
A presente carta busca apresentar o trabalho de pes-
quisa que encontra-se em andamento em uma escola no
município de Caxias do Sul e investiga a avaliação em ma-
temática no ensino médio politécnico. Também faz uma re-
tomada das reflexões e indagações que contribuíram para
que eu, professora de matemática da rede pública, pudesse
repensar sobre minhas próprias práticas educativas.
Antes das mudanças atitudinais em sala de aula, con-
sidera-se importante a tomada de consciência docente que,
na minha trajetória, iniciou-se em um seminário de educa-
ção proposto como formação aos professores da rede es-
tadual, no ano de 2013. Ao escutar a frase vinda de uma
integrante da plateia: “Professor, pra quem você trabalha?”,
a inquietação tomou conta de meus pensamentos e mer-
gulhada na frustração dos resultados de meus alunos com
as práticas tradicionais que reproduzia em sala de aula, fui
obrigada, pelo meu senso crítico, a buscar respostas pelo
fracasso escolar na minha área de atuação. Já havia percebi-
do que o problema não estava apenas comigo, minha área
de forma geral, apresentava gigantescos índices de repro-
vação e contribuía significativamente para a evasão escolar.
No ano de 2013, já estava em curso a implementação
do Ensino Médio Politécnico nas escolas estaduais gaúchas e
1
Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGEdu). E-mail:
sbrperei@ucs.br.2
Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPDEdu). E-mail:
anmores@ucs.br