XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1435
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
dade de uma gestão dialógica numa instituição que, cum-
prindo com sua vocação comunitária, alimenta o sonho de
trabalhar por um mundo melhor e mais bonito. Vive, por-
tanto, a condição ontológica da esperança em seus proces-
sos e estruturas formadoras de gente inserida em realidades
a serem modificadas em vista da ação esperançosa de criar
e recriar o mundo nutrida em sonhos possíveis.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Plano Nacional de Educação – PNE.
2014-2024.
FREIRE, Paulo.
Extensão ou Comunicação.
7. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 1983.
.
Pedagogia do Oprimido
. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1987.
.
Pedagogia da Autonomia:
saberes necessários à
prática docente. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
2007.
.
Pedagogia da Esperança:
um reencontro com a Pe-
dagogia do Oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Ter-
ra, 2008.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia:
O Cotidiano do
Professor
. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Col.
Educação e Comunicação, v. 18).
NOGUEIRA, Adriano.
Estendendo Fronteiras:
A Extensão e
a Pesquisa na Formação do Educador. 2. ed. Taubaté:
Cabral, 2004.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO,
Projeto Pedagógico
Institucional
. Passo Fundo/RS, 2012. Disponível em:
<https://secure.upf.br/apps/conteudo/resolucoes>.