Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1435 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1435 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1435

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

dade de uma gestão dialógica numa instituição que, cum-

prindo com sua vocação comunitária, alimenta o sonho de

trabalhar por um mundo melhor e mais bonito. Vive, por-

tanto, a condição ontológica da esperança em seus proces-

sos e estruturas formadoras de gente inserida em realidades

a serem modificadas em vista da ação esperançosa de criar

e recriar o mundo nutrida em sonhos possíveis.

REFERÊNCIAS

BRASIL.

Plano Nacional de Educação – PNE.

2014-2024.

FREIRE, Paulo.

Extensão ou Comunicação.

7. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 1983.

.

Pedagogia do Oprimido

. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1987.

.

Pedagogia da Autonomia:

saberes necessários à

prática docente. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

2007.

.

Pedagogia da Esperança:

um reencontro com a Pe-

dagogia do Oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Ter-

ra, 2008.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia:

O Cotidiano do

Professor

. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Col.

Educação e Comunicação, v. 18).

NOGUEIRA, Adriano.

Estendendo Fronteiras:

A Extensão e

a Pesquisa na Formação do Educador. 2. ed. Taubaté:

Cabral, 2004.

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO,

Projeto Pedagógico

Institucional

. Passo Fundo/RS, 2012. Disponível em:

<https://secure.upf.br/apps/conteudo/resolucoes>

.