XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
samento, o resultado final desse processo de doutrinação é
um sujeito que reproduz mecanicamente um conhecimento
considerado inquestionável dada a sua racionalidade e “ri-
gor” (FREIRE, 1986, p. 98) que organizaram sua construção.
Tem-se, então, um “produto” que gera quase com consenso
a ideia de educação como sendo um objeto a ser “vendido”
por um preço muito baixo, dado o irrisório investimento que
o país faz nessa área. A responsável pelo “controle da quali-
dade” no decorrer de toda a produção é a avaliação.
Entendo que Freire (1992a) não desconsidera a im-
portância da avaliação no processo de escolarização, mas
defende uma avaliação pautada no diagnóstico das dificul-
dades dos estudantes para assim, aprimorar a prática dos
docentes e esses, por sua vez, aprendem juntamente com os
estudantes em níveis diferenciados de aprendizagem. “[...]
A avaliação corrige a prática, melhora a prática, aumenta a
nossa eficiência.” (FREIRE, 1992a, p.83).
Iniciei na prática de sala de aula, algumas atividades
que tinham como objetivo a avaliação processual e não so-
mente a de resultados. Compreendi, também influenciada
pela proposta do Ensino Médio Politécnico, a ter como parâ-
metro de comparação o sujeito com ele próprio e não com
padrões estabelecidos por uma média a ser alcançada. En-
tendi que cada sujeito é único e seu progresso diário o cons-
tituía participante e responsável pelo seu próprio aprendiza-
do. Não me senti mais confortável presa ao conteúdo pro-
gramático, e sim responsável pela chegada do meu aluno até
ele, orientado por mim, em meio as angústias do cotidiano,
imprevisíveis mas gratificantes. O processo se inverte e “os
conteúdos” surgem a partir dos projetos desenvolvidos com
temáticas diversas e de interesses dos estudantes.
A educação, nesse sentido, preocupa-se com a forma-
ção integral do sujeito para que esse sinta-se realmente in-
tegrante da sociedade em que vive. A formação proposta é
a do conhecimento dos métodos vigentes do fazer científico
e dos processos dos meios de produção, para que o sujei-
to possa compreender e interferir na realidade na qual está