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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

samento, o resultado final desse processo de doutrinação é

um sujeito que reproduz mecanicamente um conhecimento

considerado inquestionável dada a sua racionalidade e “ri-

gor” (FREIRE, 1986, p. 98) que organizaram sua construção.

Tem-se, então, um “produto” que gera quase com consenso

a ideia de educação como sendo um objeto a ser “vendido”

por um preço muito baixo, dado o irrisório investimento que

o país faz nessa área. A responsável pelo “controle da quali-

dade” no decorrer de toda a produção é a avaliação.

Entendo que Freire (1992a) não desconsidera a im-

portância da avaliação no processo de escolarização, mas

defende uma avaliação pautada no diagnóstico das dificul-

dades dos estudantes para assim, aprimorar a prática dos

docentes e esses, por sua vez, aprendem juntamente com os

estudantes em níveis diferenciados de aprendizagem. “[...]

A avaliação corrige a prática, melhora a prática, aumenta a

nossa eficiência.” (FREIRE, 1992a, p.83).

Iniciei na prática de sala de aula, algumas atividades

que tinham como objetivo a avaliação processual e não so-

mente a de resultados. Compreendi, também influenciada

pela proposta do Ensino Médio Politécnico, a ter como parâ-

metro de comparação o sujeito com ele próprio e não com

padrões estabelecidos por uma média a ser alcançada. En-

tendi que cada sujeito é único e seu progresso diário o cons-

tituía participante e responsável pelo seu próprio aprendiza-

do. Não me senti mais confortável presa ao conteúdo pro-

gramático, e sim responsável pela chegada do meu aluno até

ele, orientado por mim, em meio as angústias do cotidiano,

imprevisíveis mas gratificantes. O processo se inverte e “os

conteúdos” surgem a partir dos projetos desenvolvidos com

temáticas diversas e de interesses dos estudantes.

A educação, nesse sentido, preocupa-se com a forma-

ção integral do sujeito para que esse sinta-se realmente in-

tegrante da sociedade em que vive. A formação proposta é

a do conhecimento dos métodos vigentes do fazer científico

e dos processos dos meios de produção, para que o sujei-

to possa compreender e interferir na realidade na qual está