1430
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ser a gestão um tempo histórico, um tempo de possibilida-
des e de sonhos que não podem ser enterrados em meio a
tantas dificuldades.
Enfim, encerro dizendo a vocês: É nesse ponto que
me encontro hoje, “inquieta, curiosa, e pacientemente im-
paciente” (FREIRE, 1996, p.35), vislumbrando uma educação
que possa garantir uma aprendizagem integral formando
homens e mulheres conscientes, competentes, comprome-
tidos e compassivos no mundo em que vivem.
Aproveito o momento para apimentar este momento
no fórum e trago a seguinte provocação: Diante da certeza
de que a transformação da realidade, por meio da educa-
ção, é resultante de ações empreendidas num tempo e num
espaço em que a gestão se efetiva, qual é o caminho que
devemos seguir, como gestores, com o fim de ampliarmos
o diálogo com toda comunidade educativa no sentido de
perceber seus anseios para, a partir deles, qualificar a nossa
prática?
Com votos de boas reflexões
durante todo fórum.
Fraternalmente,
Rosemere
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. 17. ed. São Paulo:
Paz e Terra, 1987.
______. Educação na cidade. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 1991.
______.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (cole-
ção leitura).