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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
educação de qualidade deve ser o cerne da minha gestão.
E para tanto, é necessário que eu assuma o forte compro-
misso com toda a comunidade educativa no sentido de for-
talecer cada vez mais a qualidade da prática desenvolvida
dentro da ESAR.
Minha prática como diretora, tem evidenciado que, no
movimento interno experienciado pela comunidade edu-
cativa, a necessidade de fortalecer a qualidade do trabalho
desenvolvido na escola, com base na mediação da gestão,
é um anseio de todos. Afinal, os registros que faço do coti-
diano da escola evidenciam uma rotina intensa que pede o
olhar cuidadoso do gestor sobre a vida dos alunos, a rela-
ção alunos-docentes, a formação docente, a relação coor-
denação pedagógica-docentes, os recursos, a relação com
as famílias, os planejamentos, o calendário, os projetos, a
acolhida aos estagiários, os editais de concessão de bolsas,
a busca por parcerias e até questões básicas na estrutura
física, pois “como ensinar e
Aprender com alegria numa escola cheia de poças
d’água com fiação ameaçadoramente desnuda, com a fossa
entupida, inventando enjoo e náusea?” (FREIRE, 1991, p.33)
Acredito, então, que a qualidade da educação ofere-
cida pela escola e de que forma essa qualidade pode ser
potencializada pela ação da direção, apontam para uma re-
flexão sobre a necessidade do desenvolvimento de práticas
gestoras que articulem toda a comunidade escolar para a
construção de um ambiente de escuta, participação e toma-
da de decisões. Sobretudo, para a participação das famílias
dos estudantes, tendo em vista que a importância da cons-
trução de uma relação saudável entre escola e família tem
permanecido no cenário de desafios no campo educacional.
Por isso, meu propósito é transformar a minha prática,
de forma a contribuir para elevar o nível da qualidade da
aprendizagem dos 751 alunos matriculados na ESAR. Con-
fesso que bate o medo. Medo de não corresponder às ex-
pectativas. Por outro lado, sinto-me ousada em pensar uma
escola viva, que ultrapasse a concepção bancária, aquela