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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

No decorrer desse percurso caracterizado pela Cons-

tante reflexão, alguns pressupostos ganhavam notoriedade

para pensarmos a Extensão Universitária. A própria dimen-

são comunitária e regional da UPF já inspirava o caminho

de sinergia e participação que deveríamos seguir com a co-

munidade loco-regional, e, entre essa e com a comunidade

acadêmica: o horizonte da formação qualificadae da produ-

ção do conhecimento deveriam, cada vez mais, imbricar-se

às demandas locais, com vistas ao desenvolvimento social,

econômico e ambiental.

A busca de aproximação e diálogo entre os diferentes

proporciona condição para a superação de processos frag-

mentados, de um distanciamento entre academia e comuni-

dade e de uma extensão marginal, assistencialista e paralela

aos processos acadêmicos (currículos) que habitava muitas

das ações desenvolvidas. No nosso entendimento, referen-

ciado pelo pensamento freireano, a extensão constitui-se

como produto da necessidade social, inerente ao fazer da

universidade e, apresenta-se, portanto, como uma estra-

tégia mobilizadora dos diferentes sujeitos envolvidos, com

grande potencial para a superação qualificada das proble-

máticas das realidades e de uma aprendizagem significativa

para os alunos, funcionários e professores.

Apesar de a UPF ser uma Instituição com princípios

democráticos e estrutura colegiada, temos consciência de

que a operacionalização deste modelo não se faz “por si”.

Precisa de aprimoramento constante, exigindo superação

da fragmentação dos “objetos” trabalhados “(...) participa-

ção, transparência, equidade, descentralização do poder e

das tomadas de decisões” (PPI/UPF, 2017, p.24). Decorre daí

o entendimento de indissociabilidade que culmina numa

aprendizagem integradora dos sujeitos e da comunidade.

da universidade circulacom maior intensidade. Desdobraram-se daí outras

estratégias que criaram colegiados, como o Fórum dos Coordenadores

de Extensão e a Equipe de Assessoria a Programas e Projetos; reativaram

outros, como a Comissão de Extensão e a Câmara de Extensão, poten-

cializando sua atuação na dinâmica dialógica de gestão, estabelecendo,

também, enlaces com os processos ligados ao Plano de Desenvolvimento

Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional

(PPI).