1432
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
No decorrer desse percurso caracterizado pela Cons-
tante reflexão, alguns pressupostos ganhavam notoriedade
para pensarmos a Extensão Universitária. A própria dimen-
são comunitária e regional da UPF já inspirava o caminho
de sinergia e participação que deveríamos seguir com a co-
munidade loco-regional, e, entre essa e com a comunidade
acadêmica: o horizonte da formação qualificadae da produ-
ção do conhecimento deveriam, cada vez mais, imbricar-se
às demandas locais, com vistas ao desenvolvimento social,
econômico e ambiental.
A busca de aproximação e diálogo entre os diferentes
proporciona condição para a superação de processos frag-
mentados, de um distanciamento entre academia e comuni-
dade e de uma extensão marginal, assistencialista e paralela
aos processos acadêmicos (currículos) que habitava muitas
das ações desenvolvidas. No nosso entendimento, referen-
ciado pelo pensamento freireano, a extensão constitui-se
como produto da necessidade social, inerente ao fazer da
universidade e, apresenta-se, portanto, como uma estra-
tégia mobilizadora dos diferentes sujeitos envolvidos, com
grande potencial para a superação qualificada das proble-
máticas das realidades e de uma aprendizagem significativa
para os alunos, funcionários e professores.
Apesar de a UPF ser uma Instituição com princípios
democráticos e estrutura colegiada, temos consciência de
que a operacionalização deste modelo não se faz “por si”.
Precisa de aprimoramento constante, exigindo superação
da fragmentação dos “objetos” trabalhados “(...) participa-
ção, transparência, equidade, descentralização do poder e
das tomadas de decisões” (PPI/UPF, 2017, p.24). Decorre daí
o entendimento de indissociabilidade que culmina numa
aprendizagem integradora dos sujeitos e da comunidade.
da universidade circulacom maior intensidade. Desdobraram-se daí outras
estratégias que criaram colegiados, como o Fórum dos Coordenadores
de Extensão e a Equipe de Assessoria a Programas e Projetos; reativaram
outros, como a Comissão de Extensão e a Câmara de Extensão, poten-
cializando sua atuação na dinâmica dialógica de gestão, estabelecendo,
também, enlaces com os processos ligados ao Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional
(PPI).