XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1431
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
O DIÁLOGO COMO EIXO METODOLÓGICO
NA GESTÃO DA EXTENSÃO NA
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO/RS
Adriano José Hertzog Vieira
1
Bernadete Maria Dalmolin
2
Márcio Tascheto da Silva
3
Palavras-chave:
Diálogo. Gestão. Extensão
CARTA PEDAGÓGICA:
O primeiro exercício freireano desencadeador da nar-
rativa aqui apresentada materializa-se no empoderamento
da pena coletiva, capaz de escrever a palavra dialogada. Se a
palavra constrói a realidade (FREIRE, 1987), produz o mundo
e a história, será uma história escrita no cotidiano dialógi-
co de oito anos de gestão, capaz de construir realidades e
mundos, que queremos lhes contar nestas poucas páginas.
Considerando-se a extensão como ocasião de diálo-
go (FREIRE, 1983), a gestão da Vice-Reitoria de Extensão e
Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo, no
exercício 2010-2018, partiu do princípio de que o próprio
ato de gerir precisa estar coerente com a dinâmica dialógica
proposta por Freire para a extensão universitária. Decorre
daí a primeira atitude fundante do diálogo: a escuta.
Partindo da escuta das dificuldades, limites, problemá-
ticas vividas no âmbito da extensão, a gestão da VREAC foi
às unidades acadêmicas
4
para ouvir os sujeitos envolvidos.
1
Universidade de Passo Fundo. Assessor da Vice-Reitoria de Extensão e
Assuntos Comunitários.
adrianojhvieira@gmail.com .2
Universidade de Passo Fundo. Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comu-
nitários.
berna@upf.br.3
Universidade de Passo Fundo. Coordenador da Divisão de Extensão da
Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
tascheto@upf.br.4
Uma primeira medida daí decorrente foi a reativação das coordenações
de extensão, aproximando a gestão da VREAC dos núcleos nos quais a vida