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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1431

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

O DIÁLOGO COMO EIXO METODOLÓGICO

NA GESTÃO DA EXTENSÃO NA

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO/RS

Adriano José Hertzog Vieira

1

Bernadete Maria Dalmolin

2

Márcio Tascheto da Silva

3

Palavras-chave:

Diálogo. Gestão. Extensão

CARTA PEDAGÓGICA:

O primeiro exercício freireano desencadeador da nar-

rativa aqui apresentada materializa-se no empoderamento

da pena coletiva, capaz de escrever a palavra dialogada. Se a

palavra constrói a realidade (FREIRE, 1987), produz o mundo

e a história, será uma história escrita no cotidiano dialógi-

co de oito anos de gestão, capaz de construir realidades e

mundos, que queremos lhes contar nestas poucas páginas.

Considerando-se a extensão como ocasião de diálo-

go (FREIRE, 1983), a gestão da Vice-Reitoria de Extensão e

Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo, no

exercício 2010-2018, partiu do princípio de que o próprio

ato de gerir precisa estar coerente com a dinâmica dialógica

proposta por Freire para a extensão universitária. Decorre

daí a primeira atitude fundante do diálogo: a escuta.

Partindo da escuta das dificuldades, limites, problemá-

ticas vividas no âmbito da extensão, a gestão da VREAC foi

às unidades acadêmicas

4

para ouvir os sujeitos envolvidos.

1

Universidade de Passo Fundo. Assessor da Vice-Reitoria de Extensão e

Assuntos Comunitários.

adrianojhvieira@gmail.com .

2

Universidade de Passo Fundo. Vice-Reitora de Extensão e Assuntos Comu-

nitários.

berna@upf.br.

3

Universidade de Passo Fundo. Coordenador da Divisão de Extensão da

Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

tascheto@upf.br.

4

Uma primeira medida daí decorrente foi a reativação das coordenações

de extensão, aproximando a gestão da VREAC dos núcleos nos quais a vida