XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
que impede “um sério empenho de reflexão sobre a prática”
(FREIRE, 1987, p.29).
Nossa escola é particular filantrópica, integrante da
Rede Jesuíta de Educação. Tem como foco ofertar uma edu-
cação guiada pelos princípios da Pedagogia Inaciana da
Companhia de Jesus, voltada a crianças, adolescentes e jo-
vens, de modo especial os que residem no bairro Socopo,
contexto de muitas dificuldades sociais e econômicas. Des-
taca-se como referência educacional, pois propõe-se a for-
mar integralmente seus alunos, no testemunho de liderança
cristã, no espírito de solidariedade comunitária e no respeito
às diferenças.
Para ingressar na ESAR é preciso participar de um pro-
cesso seletivo. Por meio de edital, anualmente, ofertamos
bolsas de estudo 100 % integral de gratuidade a candida-
tos cuja renda familiar per capita não exceda o valor de 1,5
(um e meio) salário mínimo (nacional) vigente no ano da
análise socioeconômica. O processo tem suas diretrizes pla-
nejadas e acompanhadas por uma comissão avaliadora de
concessão de bolsas de estudo, instituída para esse fim e é
operacionalizada pelo setor de serviço social com acompa-
nhamento da direção geral.
Todos os nossos estudantes são provenientes de famí-
lias expostas às mais diferentes formas de vulnerabilidade.
A legitimidade que a comunidade atribui à escola é visível,
no entanto, o medo de perder a bolsa de estudo, causa, de
certa forma, uma pacata participação das famílias na rotina
escolar. Eis aí a minha maior inquietação: Tenho percebido
que o receio de perder a bolsa de estudo afasta as famílias
da rotina da escola.
Acredito que não é possível desenvolver uma gestão
solitária. É necessário que criemos diversas e diferentes prá-
ticas de integração, reconhecimento e legitimação de um
trabalho colaborativo entre a gestão e a comunidade intra
e extra escolar.
Caríssimos, já quase finalizando esta carta, e na certe-
za de que ainda temos muito a fazer, digo a vocês: entendo