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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

que impede “um sério empenho de reflexão sobre a prática”

(FREIRE, 1987, p.29).

Nossa escola é particular filantrópica, integrante da

Rede Jesuíta de Educação. Tem como foco ofertar uma edu-

cação guiada pelos princípios da Pedagogia Inaciana da

Companhia de Jesus, voltada a crianças, adolescentes e jo-

vens, de modo especial os que residem no bairro Socopo,

contexto de muitas dificuldades sociais e econômicas. Des-

taca-se como referência educacional, pois propõe-se a for-

mar integralmente seus alunos, no testemunho de liderança

cristã, no espírito de solidariedade comunitária e no respeito

às diferenças.

Para ingressar na ESAR é preciso participar de um pro-

cesso seletivo. Por meio de edital, anualmente, ofertamos

bolsas de estudo 100 % integral de gratuidade a candida-

tos cuja renda familiar per capita não exceda o valor de 1,5

(um e meio) salário mínimo (nacional) vigente no ano da

análise socioeconômica. O processo tem suas diretrizes pla-

nejadas e acompanhadas por uma comissão avaliadora de

concessão de bolsas de estudo, instituída para esse fim e é

operacionalizada pelo setor de serviço social com acompa-

nhamento da direção geral.

Todos os nossos estudantes são provenientes de famí-

lias expostas às mais diferentes formas de vulnerabilidade.

A legitimidade que a comunidade atribui à escola é visível,

no entanto, o medo de perder a bolsa de estudo, causa, de

certa forma, uma pacata participação das famílias na rotina

escolar. Eis aí a minha maior inquietação: Tenho percebido

que o receio de perder a bolsa de estudo afasta as famílias

da rotina da escola.

Acredito que não é possível desenvolver uma gestão

solitária. É necessário que criemos diversas e diferentes prá-

ticas de integração, reconhecimento e legitimação de um

trabalho colaborativo entre a gestão e a comunidade intra

e extra escolar.

Caríssimos, já quase finalizando esta carta, e na certe-

za de que ainda temos muito a fazer, digo a vocês: entendo