1446
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
analisado, encaminha-se para outro artigo do mesmo docu-
mento, que consta:
Art. 6
o
O PIBID atenderá à formação em nível supe-
rior de docentes para atuar nos níveis infantil, fun-
damental e médio da educação básica, bem como
na educação de pessoas com deficiência, jovens
e adultos, comunidades quilombolas, indígenas e
educação no campo. (BRASIL, 2010).
Nota-se, nesse ponto do texto, uma das mais belas e
inspiradoras ideias de Freire quanto à Educação, que trata
sobre a diversidade e o respeito a ela. Faz parte do “pensar
certo” freiriano, pois essa forma de pensar inclui a aceitação
ao novo e aos riscos. A aceitação do novo e o respeito à de-
mocracia e à diversidade aparece na inclusão, no programa,
para atuar na educação de pessoas com deficiência, na de
jovens e adultos, nas comunidades quilombolas, nas indíge-
nas e no campo. Isso significa que o PIBID não tem caráter
preconceituoso, mas sim democrático e “empático”, visto
que, como consta em Freire (2015, p. 37) “A prática precon-
ceituosa de raça, de classe, de gênero ofende a substanti-
vidade do ser humano e nega radicalmente a democracia”.
Conclui-se, portanto, que o PIBID, teoricamente, adota di-
versos saberes de Paulo Freire. Dentre alguns outros propó-
sitos, esses se mostraram os mais propícios a análises mais
ricas – porém, não significa que os demais objetivos e justi-
ficativas do projeto não carregam a compaixão e sabedoria
característicos de Freire. Também, vale questionar o quanto
o documento funcionou na questão prática. Partindo de ex-
periências e perspectivas sobre o funcionamento de nosso
país, é natural que questionemos o quanto o PIBID realmen-
te inovou nas metodologias da escola básica; o quanto as
instituições de ensino superior aproveitaram desse progra-
ma para gerar situações de aprendizado exclusivas; e, obvia-
mente, o quanto foi favorecido o ensino das minorias sociais
citadas no documento analisado.
Palavras-chave:
PIBID. Decreto. Paulo Freire.