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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
prática coerente, buscando a aproximação do que diz com o
que se faz, destacamos:
Como educador, devo estar constantemente ad-
vertido com relação a este respeito que implica
igualmente o que devo ter por mim mesmo. Não
faz mal repetir afirmações várias vezes feita neste
texto – o inacabamento de que nos tornamos cons-
cientes nos fez seres éticos. O respeito à autonomia
e à dignidade de cada um é um imperativo ético e
não um favor que podemos ou não conceder uns
aos outros. Precisamente porque éticos podemos
desrespeitar a rigorosidade da ética e resvalar para
a sua negação, por isso é imprescindível deixar cla-
ro que a possibilidade do desvio ético não pode
receber outra designação senão a de transgressão.
(FREIRE, 1996, p. 66).
Nos processos de avaliação das práticas pedagógicas,
observamos diferentes tensionamentos e inquietações dos
trabalhadores envolvidos, estando ainda muito recente para
citar pontos positivos e ou negativos, o que podemos citar
são falas sobre a ampliação do olhar para estudo, reflexão,
planejamento e o desafio de relacionar teorias e práticas
qualificando os nossos fazeres na dialogicidade Freiriana:
“Mulheres e homens seres históricos sociais, nos tornamos
capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de
decidir, de romper, por tudo isso nos fizemos seres éticos.”
(FREIRE, 1996. p. 36)
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessá-
rios à prática educativa
,
São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Ministério de Desenvolvimento Social. Norma Operacional
Básica: Sistema Único de Assistência Social. Brasília,
2012. Disponível em:
<http://www.mds.gov.br/webar quivos/arquivo/assistencia_social/nob_suas.pdf>.