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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

prática coerente, buscando a aproximação do que diz com o

que se faz, destacamos:

Como educador, devo estar constantemente ad-

vertido com relação a este respeito que implica

igualmente o que devo ter por mim mesmo. Não

faz mal repetir afirmações várias vezes feita neste

texto – o inacabamento de que nos tornamos cons-

cientes nos fez seres éticos. O respeito à autonomia

e à dignidade de cada um é um imperativo ético e

não um favor que podemos ou não conceder uns

aos outros. Precisamente porque éticos podemos

desrespeitar a rigorosidade da ética e resvalar para

a sua negação, por isso é imprescindível deixar cla-

ro que a possibilidade do desvio ético não pode

receber outra designação senão a de transgressão.

(FREIRE, 1996, p. 66).

Nos processos de avaliação das práticas pedagógicas,

observamos diferentes tensionamentos e inquietações dos

trabalhadores envolvidos, estando ainda muito recente para

citar pontos positivos e ou negativos, o que podemos citar

são falas sobre a ampliação do olhar para estudo, reflexão,

planejamento e o desafio de relacionar teorias e práticas

qualificando os nossos fazeres na dialogicidade Freiriana:

“Mulheres e homens seres históricos sociais, nos tornamos

capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de

decidir, de romper, por tudo isso nos fizemos seres éticos.”

(FREIRE, 1996. p. 36)

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessá-

rios à prática educativa

,

São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Ministério de Desenvolvimento Social. Norma Operacional

Básica: Sistema Único de Assistência Social. Brasília,

2012. Disponível em:

<http://www.mds.gov.br/webar quivos/arquivo/assistencia_social/nob_suas.pdf>

.