XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
A política de assistência social, que tem por fun-
ções a proteção social, a vigilância socioassistencial
e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de
sistema público não contributivo, descentralizado e
participativo, denominado Sistema Único de Assis-
tência Social – SUAS. (MDS, 2012. p. 16)
Considerando que as orientações da Política de As-
sistência Social trazem como fundamental a participação
social e a descentralização político administrativa, configu-
rando desafios para a consolidação do SUAS como política
pública, assim, entendemos que precisamos qualificar o en-
tendimento nos Serviços, a partir da educação social, nos
diálogos reflexivos com os demais trabalhadores do SUAS.
Processos de diálogos e reflexões nos levam a tais ques-
tionamentos: Quais são os espaços de participação sociais
previstos hoje? Como preparar o cidadão atendido para
participar de forma efetiva no Conselho Municipal? Como
compreender para intervir nas Conferências Municipais, Es-
taduais e Nacionais? Como potencializar a defesa e garantia
de direitos para além dos trabalhadores do SUAS? Qual a
participação possível e a necessária nos Serviços do SUAS?
Não estamos “preocupados” em ter respostas neste
momento, mas entendendo que estas virão nos processos
reflexivos das equipes na qual estamos inseridos, assim res-
peitando o espaço e tempo de construção de cada coleti-
vo, certos de não existirem respostas certas e sim diferentes
respostas de acordo com os sujeitos envolvidos e as realida-
des vividas. Relacionando que “só, na verdade, quem pen-
sa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode
ensinar a pensar certo. E uma das condições necessárias a
pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas
certezas.” (FREIRE, 1996, p.30)
A promoção da autonomia e protagonismo das pes-
soas atendidas nos Serviços da Política de Assistência Social
exigem dos trabalhadores do SUAS, em especial das edu-
cadoras e educadores, um discernimento do processo edu-
cativo, portanto é fundamental a promoção e a busca de
sua autonomia e protagonismo, uma vez que precisamos da