Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1456 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1456 / 2428 Next Page
Page Background

1456

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Esse projeto focaliza identificar nas práticas de gestão

a partir da avaliação um conjunto de ações democráticas,

buscando romper com as estruturas burocráticas, onde o

exercício da democracia possibilita ser praticado nas rela-

ções escolares para a formação da autonomia, do diálogo,

onde o ser humano é sujeito da educação. Uma “educação

democrática que fosse, portanto, um trabalho do homem

com o homem e nunca um trabalho verticalmente do ho-

mem sobre o homem (FREIRE, 2000, p. 70).

A metodologia para análise é de natureza quali-quan-

titativa. A primeira etapa será quantitativa que serão anali-

sados os dados provenientes do índice no IDEB acima de

seis (site do INEP), das leis de sistemas municipais de ensino

(SME) – Os sujeitos participantes da pesquisa na escola se-

lecionada será o gestor (a) da escola, um coordenador pe-

dagógico, um professor (participa do processo de avaliação

em larga escala). A segunda é qualitativa com entrevista se-

miestruturada com o secretario (a) de educação, o gestor (a)

escolar, coordenador pedagógico e professores que acom-

panham o processo de avaliação.

A pesquisa está em andamento, mas análises prelimi-

nares apontam: o conteúdo da lei de SME e dos PME não ex-

pressam a realidade do município e sua educação municipal.

Vários municípios organizam a legislação muito próxima da

legislação Federal ou Estadual, deixando de constituir sua au-

tonomia e democrática educacional. O índice do IDEB (2013 e

2015) é apresentado pelos aparelhos midiáticos, representan-

do a qualidade educacional, inclusive fazendo suposição que

a escola com indicador elevado é a melhor escola. Embora o

projeto esteja em sua fase inicial, observa-se que os municí-

pios tem dificuldade de constituir sua autonomia e demo-

cracia na educação municipal. Após a coleta de dados ocorre

uma proposição de discussão desses dados num fórum, entre

os municípios, tendo por objetivo a construção da democra-

cia a partir da autonomia na educação municipal.

Palavras-chave:

Autonomia. Práticas de gestão democráti-

ca. Avaliação. Educação municipal.