1456
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Esse projeto focaliza identificar nas práticas de gestão
a partir da avaliação um conjunto de ações democráticas,
buscando romper com as estruturas burocráticas, onde o
exercício da democracia possibilita ser praticado nas rela-
ções escolares para a formação da autonomia, do diálogo,
onde o ser humano é sujeito da educação. Uma “educação
democrática que fosse, portanto, um trabalho do homem
com o homem e nunca um trabalho verticalmente do ho-
mem sobre o homem (FREIRE, 2000, p. 70).
A metodologia para análise é de natureza quali-quan-
titativa. A primeira etapa será quantitativa que serão anali-
sados os dados provenientes do índice no IDEB acima de
seis (site do INEP), das leis de sistemas municipais de ensino
(SME) – Os sujeitos participantes da pesquisa na escola se-
lecionada será o gestor (a) da escola, um coordenador pe-
dagógico, um professor (participa do processo de avaliação
em larga escala). A segunda é qualitativa com entrevista se-
miestruturada com o secretario (a) de educação, o gestor (a)
escolar, coordenador pedagógico e professores que acom-
panham o processo de avaliação.
A pesquisa está em andamento, mas análises prelimi-
nares apontam: o conteúdo da lei de SME e dos PME não ex-
pressam a realidade do município e sua educação municipal.
Vários municípios organizam a legislação muito próxima da
legislação Federal ou Estadual, deixando de constituir sua au-
tonomia e democrática educacional. O índice do IDEB (2013 e
2015) é apresentado pelos aparelhos midiáticos, representan-
do a qualidade educacional, inclusive fazendo suposição que
a escola com indicador elevado é a melhor escola. Embora o
projeto esteja em sua fase inicial, observa-se que os municí-
pios tem dificuldade de constituir sua autonomia e demo-
cracia na educação municipal. Após a coleta de dados ocorre
uma proposição de discussão desses dados num fórum, entre
os municípios, tendo por objetivo a construção da democra-
cia a partir da autonomia na educação municipal.
Palavras-chave:
Autonomia. Práticas de gestão democráti-
ca. Avaliação. Educação municipal.