XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1903
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PAULO FREIRE E HANNAH ARENDT:
PENSAR E CONHECER O MUNDO
Lizandra Andrade Nascimento
1
Gomercindo Ghiggi
2
RESUMO:
O presente artigo resulta da tese de Doutorado
em Educação, intitulada
HANNAH ARENDT E PAULO FREI-
RE - A Educação e o Compromisso com a Conservação e a
Transformação do Mundo
, apresentada no Programa de Pós-
-Graduação em Educação da UFPel, em 2015, sob orienta-
ção do professor Gomercindo Ghiggi. Este estudo enfatiza
a atividade do pensar e sua relação com a educação, nas
concepções arendtiana e freiriana. Concebemos que a tal
atividade torna-se indispensável em uma proposta educati-
va comprometida com o mundo público. Isso porque, a mo-
bilização do pensar proporciona aos educandos a busca de
sentido para o legado que recebem das gerações anteriores
ao adentrar neste mundo. Dessa maneira, compreender as
definições de Arendt sobre o pensar alargado e de Freire
sobre o pensar certo possibilita ampliar os entendimentos
acerca dos significados do pensamento e de sua relevância
para o estabelecimento da pertença ao mundo e da assun-
ção de responsabilidades por sua continuidade e renova-
ção. Inicialmente, abordamos as linhas gerais dos escritos de
Arendt sobre o significado do pensar e o entendimento de
Freire sobre a educação e o pensar certo. A seguir, aponta-
mos os vínculos e as distinções entre as concepções dos au-
tores, no que se refere ao pensamento. Por fim, salientamos
a importância de uma educação pautada na compreensão
do mundo, capaz de desafiar os estudantes a refletir sobre
os conteúdos que aprendem, situando-se criticamente no
mundo. A partir disso, destacamos o papel do professor na
1
Professora da rede estadual de ensino do RS, docente na URI – São Luiz
Gonzaga. Doutora em Educação UFPel. E-mail
lizandra_a_nascimento@ yahoo.com.br2
Professor orientador.