XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1909
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
concepção do pensar – uma atividade que não tem fim e
instiga a continuar procurando respostas provisórias. Essa
busca está intrinsecamente ligada à capacidade de assumir
a responsabilidade pelo mundo, porque, somente se o mun-
do e aquilo que nele acontece fazem algum sentido para os
indivíduos, ele pode deixar de ser um lugar inóspito, pas-
sando a “[sua] casa”, que depende deles para ser arrumada
e reformada, transformada e conservada.
O pensamento torna-se relevante, dessa maneira, não
pelo que produz de concreto, mas pelo próprio exercício
de pensar, de interrogar-se e de buscar entendimentos, não
definições estanques. Este exercício é o que permite com-
preender o que ocorre no mundo, estabelecendo sua per-
tença e engajando-se na conservação/renovação deste es-
paço-tempo compartilhado.
FREIRE E O PENSAR CERTO
Pensar exige um sujeito que pensa, um objeto pensa-
do, que mediatiza o primeiro sujeito do segundo, e a comu-
nicação entre ambos, que se dá através de signos linguísti-
cos, como argumenta Freire (1977, p. 66), em
Extensão ou
Comunicação?
O autor acrescenta o adjetivo ‘certo’, indican-
do que, além de raciocinar e conhecer, é necessário pensar
certo.
Conforme Redin et al. (2010, p. 312), esta categoria, na
obra de Freire, situa-se no centro de sua pedagogia crítico-
-humanizadora, comprometida com a luta por um mundo
mais justo, liberto e igualitário. O autor insistia na importân-
cia da coerência entre teoria e prática, no valor da crítica e
da autocrítica para a educação problematizadora, no desafio
do pensamento dialético e, acima de tudo, na radicalidade
do diálogo e da humildade inerentes a uma educação au-
tenticamente progressista.
Na
Pedagogia do Oprimido
, Paulo Freire (1987) rela-
ciona o pensar certo com a disposição ao diálogo e com
a coerência entre pensamento e ação, salientando que os
indivíduos vivenciam a autenticidade do pensar, mediati-