1910
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
zados pela realidade, na intercomunicação. Para o autor, é
impossível um pensar certo como imposição. Compreender
o movimento do pensamento dos indivíduos implica, por-
tanto, entender o contexto real em que este pensamento é
produzido, ou seja, o espaço-tempo em que os indivíduos
agem, interagem e se comunicam.
O diálogo indispensável ao pensar certo é aquele em
que se privilegia a segurança na argumentação, em que o
indivíduo, discordando do seu oponente não tem por que
contra ele ou contra ela nutrir uma raiva desmedida, bem
maior, às vezes, do que a mesma razão da discordância
(FREIRE, 1996, p. 35). Ou seja, dialogar requer a abertura
aos múltiplos pontos de vista, o respeito aos pensamentos
divergentes e à disposição de aprender com os outros a
complexidade da realidade e do mundo, construindo visões
aprofundadas e amplas.
Redin et al. (2010, p. 312) lembram que, para Freire,
o pensar certo demanda uma cultura dialógico-libertado-
ra, em que a intercomunicação ocorre como diálogo críti-
co-libertador:
O pensar certo, então, é radical e não sectário.
Por isso mesmo caracteriza-se por uma visão de
mundo revolucionária, que não se contenta apenas
com reformas, mas exige transformações das es-
truturas opressoras da humanidade. É uma forma
de pensar comprometida com a
Revolução cultural
,
que exige testemunho, coerência, amor, humilda-
de e verdadeira solidariedade (REDIN, STRECK e
ZITKOSKI, 2010, p. 312).
Por exigir a ruptura e a superação das práticas auto-
ritárias e antidialógicas, o pensar certo, na concepção frei-
riana, supõe a problematização do mundo, o diálogo sobre
a realidade e as perspectivas de transformação possíveis e
viáveis, visando o ser mais de todos os envolvidos. Teste-
munho, coerência, amor, humildade e solidariedade tor-
nam-se imprescindíveis, uma vez que, na ausência desses
elementos não há possibilidade de diálogo, e, sem este não
é possível um pensar crítico.